Navegando por Autor "NASCIMENTO, Maria Isabel Moura"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Revista O Ensino (PR) no início do século XX: ecos do movimento político pela alfabetização(2021) ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; NASCIMENTO, Maria Isabel MouraO presente artigo tem por finalidade apresentar um estudo que teve como questão norteadora a revista O Ensino e o trabalho da Inspetoria Geral de Ensino do Paraná, como ressonância do movimento político no país em relação à alfabetização no início da do século XX. Para tanto, por meio da pesquisa bibliográfica e do exame documental, foi possível analisar as notícias da fonte primária, catalogar os textos e excertos que tratavam sobre a alfabetização e por fim fazer a reflexão conforme os objetivos do trabalho. Esse trabalho, longe de desvalorizar os esforços empreendidos por esse órgão governamental e que eram reflexos das condições materiais do período, teve a finalidade de problematizar uma etapa de ensino, considerada um entrave para a modernização da sociedade republicana.
- ItemA revista “A Escola” e o primeiro congresso de professores públicos do Paraná (1910): o princípio liberal de universalidade(2017) NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; ZANLORENZI, Claudia Maria PetchackEste artigo buscou identificar a expressão das condições materiais do Paraná no início do século XX na revista A Escola, que foi veículo para a disseminação das ideias liberais apresentadas em suas folhas e reproduzidas aos professores das escolas públicas do Estado. Este veículo de comunicação aponta para as contradições de uma sociedade que se consolidava no capitalismo e, para tanto, havia a necessidade de assegurar a sua perpetuação, por meio da ideologia e seus princípios, angariando assim adeptos para a sua manutenção. Trata, especificamente, sobre o I Congresso de Professores Públicos do Paraná, o qual foi promovido pelos articulistas da revista e amplamente divulgado pela mesma. No evento foram debatidas nove teses previamente proposta por seu grupo idealizador. A partir da análise das teses, verificou-se que a de número seis foi considerada como a principal e que retrata com mais ênfase o princípio liberal de universalidade.
- ItemAs contribuições do grupo de estudo e de pesquisa “História, Sociedade e Educação” dos Campos Gerais-PR: à historiografia regional e brasileira(2023) VANTITIA, Felismina João Baptista; GRACINO, Eliza Ribas; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; MANUEL, Amone AlfredoO objetivo deste trabalho é socializar os resultados da pesquisa sobre a produção colaborativa do grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil, dos Campos Gerais-PR (HISTEDBR Campos Gerais) - grupo composto por professores e por acadêmicos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado), sediado na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tendo como parceira a Universidade Rovuma, desde o ano de 2021, o grupo tem buscado expandir seus estudos, pesquisas e atividades, visando compreender a história da educação na região dos Campos Gerais, no Brasil e em Moçambique, por meio da totalidade histórica. O objetivo foi perseguido a partir da análise das teses e das dissertações produzidas pelo grupo, olhando, nestes trabalhos, para seus perfis e para as suas colaborações à história da educação regional e brasileira entre os anos de 1990-2022. Quanto à metodologia, caracteriza-se como pesquisa qualitativa, de cunho exploratório-descritivo, apoiado em base documental. A coleta de dados foi realizada por meio da busca no Banco de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), lócus do grupo, bem como no cadastro dos currículos dos pesquisadores, na Plataforma Lattes. O trabalho se torna relevante devido à importância do grupo para o levantamento e catalogação das fontes primárias e secundárias das Instituições Escolares de seu âmbito de estudos e, assim, melhor compreendendo a educação regional, brasileira e moçambicana. Os dados coletados pelo grupo são socializados por meio do Centro de Documentação da História da Educação no Paraná (CDHISTEDPR).
- ItemEnsino comum nacional: princípios históricos e políticos(2023) NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; SILVA, Renata Lopes da; ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; NADAL, Maria Domenica Christiano; GARCIA, Regiane HartmannEste artigo apresenta um estudo no qual a problemática situa-se no contexto da Educação contemporânea (2015-2018) e visa responder o que seria o ensino comum nacional, seus aspectos históricos e políticos, tendo como fonte primária o documento Base Nacional Comum Curricular-BNCC, homologado pelo Ministério da Educação no período de 2017-2018. Destacamos o materialismo histórico e dialético como pressuposto teórico e metodológico, alicerçado a categorias centrais que o fundamentam. O documento apresenta um encaminhamento do sujeito para a autorregulação do aprendizado, para o ideário de cidadania, empreendedorismo, protagonismo e a um projeto de vida que expressam indicadores liberais revivificados na ideologia neoliberal. O conceito de conhecimento situa-se no desenvolvimento de competências e habilidades, em que o mundo do trabalho torna-se um eixo norteador geral para o documento e a concepção de Educação-Ensino a ser institucionalizada pela escola visa compor o modelo de exigências globais e de mundialização do capital. Desta maneira, adjacentes as constantes reestruturações do capital, a educação escolar situa-se em meio às contradições e disputas sociais em que pese termos como equidade e meritocracia. É fundamental que o movimento coletivo dos profissionais envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem na escola, reinterpretem os documentos legais para que possam compor um movimento crítico, contudo, há a necessidade do desenvolvimento do ensino enquanto conhecimento universal na perspectiva histórica e crítica, como materialização da ação transformadora dos sujeitos enquanto práxis dentro da sociedade, considerando o arrazoado científico produzido pelas instituições de pesquisa em educação que tangenciam de forma contra-hegemônica.
- ItemO papel dos articuladores na configuração da revista “A Escola” (1906-1910)(2020) NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; LEAL, Sandra do Rocio FerreiraO presente artigo tem por objetivo analisar o papel dos articuladores que publicavam na revista “A Escola”. Esse periódico (1906-1910), fonte primária dessa investigação, será analisado na perspectiva da totalidade da história, pois é parte de um projeto maior denominado de Imprensa e Educação. A utilização do vocábulo “articuladores” deve-se ao fato de que não se pretende entrar na história dos intelectuais sobre os quais há diversos estudos. A revista em foco é um periódico de cunho educacional que apresenta dois arranjos ideológicos: educação e imprensa. É por meio desses arranjos que se pretende concretizar o objetivo do artigo em tela, que é apresentar como se processa a construção da cidadania[i] no contexto do Paraná, por meio dos principais articuladores da revista educacional “A Escola”, na formação do professor. Os exemplares da Revista “A Escola” se encontram, atualmente, na Biblioteca Pública do Paraná (Divisão Estadual) e na Hemeroteca Digital do Rio de Janeiro (disponível em: bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital). A fonte primária é a revista “A Escola”.
- ItemOs impressos estudantis e a história da educação(2018) TORRES, Carla Michele Ramos; NASCIMENTO, Maria Isabel MouraO artigo apresenta os resultados do estado da arte da pesquisa de doutorado História, Educação e Imprensa Estudantil: o pensamento progressista na revista Movimento da UNE, 1962-1963. O objetivo é demonstrar como a história da educação brasileira pela imprensa estudantil foi abordada nas produções acadêmicas stricto sensu dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil, tendo como ponto de partida os estudos que possuem como fonte primária ou objeto de investigação a imprensa estudantil. O levantamento permitiu mapear treze dissertações, a maioria sob o viés da história cultural, revelando uma carência de trabalhos fundamentados no materialismo histórico dialético, bem como o ineditismo da pesquisa doutoral em construção.
- ItemSeminário: do Presentismo ao Hipercriticismo(2001) CLARK, Jorge Wilson; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; BONATO, Nailda Marinho da CostaTo talk about Presentism and Hypercriticism, we have to talk about Historicism and Relativism, bringing with it a discussion that goes through the scientificity or not of history. For Michel Löwy (1985) Historicism appears above all in Germany at the end of the century. XVIII and beginning of XIX. This aimed to legitimize the economic, social and political institutions existing in Germany, in Prussia (...). If on the one hand this conservative historicism condemns revolutions and especially the French Revolution, on the other it also condemns nascent capitalism, which is in opposition to these institutions. (p.70).