Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MOURA, Manoel Oriosvaldo de"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Atividade Orientadora de Ensino: fundamentos
    (2018) MOURA, Manoel Oriosvaldo de; ARAUJO, Elaine Sampaio; SERRÃO, Maria Isabel Batista
    Neste artigo apresentam-se os fundamentos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino, sustentados na tese leontieviana de que a atividade é o agente da materialidade da vida de qualquer sujeito. Inicialmente aborda-se a educação escolar na perspectiva de uma criação humana, em resposta à necessidade de preservação e socialização da cultura. Ao analisar os elementos constitutivos da Atividade Orientadora de Ensino, com base na Teoria histórico-cultural, busca-se demonstrar como ela se configura em um modo de organização do ensino para que a escola possa promover o desenvolvimento humano em sua máxima potencialidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Mediações simbólicas na atividade pedagógica
    (2009) BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho; MOURA, Manoel Oriosvaldo de
    This research presents an analysis of a didactic investigation of the first series of Fundamental Education that tries to identify the essence of actions and operations in the activity of teaching. From the mediations instituted in the teaching and learni
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Uma perspectiva histórico-cultural para o ensino de álgebra: o clube de matemática como espaço de aprendizagem
    (2007) CEDRO, Wellington Lima; MOURA, Manoel Oriosvaldo de
    The essential paper of algebra teaching in the children’s development is irrefutable. In line with that, this work discusses the algebraic learning in a learning space: the Mathematics Club. From the historical-cultural approach and the Activity Theory, the learning spaces are understood, as a place where individuals accomplish specific learning goals guided by intentional action for who teaches. A major finding of this study is that spaces such as the Mathematics Club are places capable to propitiate a significant learning activity in the field of mathematical knowledge. This work results of a didactic experiment with children at the “Application School” from College of Education at Universidade de São Paulo, Brazil.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão