Navegando por Autor "MOURA, Manoel Oriosvaldo de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAtividade Orientadora de Ensino: fundamentos(2018) MOURA, Manoel Oriosvaldo de; ARAUJO, Elaine Sampaio; SERRÃO, Maria Isabel BatistaNeste artigo apresentam-se os fundamentos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino, sustentados na tese leontieviana de que a atividade é o agente da materialidade da vida de qualquer sujeito. Inicialmente aborda-se a educação escolar na perspectiva de uma criação humana, em resposta à necessidade de preservação e socialização da cultura. Ao analisar os elementos constitutivos da Atividade Orientadora de Ensino, com base na Teoria histórico-cultural, busca-se demonstrar como ela se configura em um modo de organização do ensino para que a escola possa promover o desenvolvimento humano em sua máxima potencialidade.
- ItemMediações simbólicas na atividade pedagógica(2009) BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho; MOURA, Manoel Oriosvaldo deThis research presents an analysis of a didactic investigation of the first series of Fundamental Education that tries to identify the essence of actions and operations in the activity of teaching. From the mediations instituted in the teaching and learni
- ItemUma perspectiva histórico-cultural para o ensino de álgebra: o clube de matemática como espaço de aprendizagem(2007) CEDRO, Wellington Lima; MOURA, Manoel Oriosvaldo deThe essential paper of algebra teaching in the children’s development is irrefutable. In line with that, this work discusses the algebraic learning in a learning space: the Mathematics Club. From the historical-cultural approach and the Activity Theory, the learning spaces are understood, as a place where individuals accomplish specific learning goals guided by intentional action for who teaches. A major finding of this study is that spaces such as the Mathematics Club are places capable to propitiate a significant learning activity in the field of mathematical knowledge. This work results of a didactic experiment with children at the “Application School” from College of Education at Universidade de São Paulo, Brazil.