Navegando por Autor "MORI, Nerli Nonato Ribeiro"
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- ItemAvaliação: a relação entre significado, concepção e procedimentos(2020) PERTILE, Eliane Brunetto; MORI, Nerli Nonato RibeiroO presente artigo resulta de um estudo teórico sobre a avaliação. Partiu de pesquisadores que constituem leitura clássica sobre a temática e produções recentes que apresentam uma visão crítica sobre o ato de avaliar. Propôs-se compreender o significado da avaliação com aporte na Teoria Histórico-Cultural que tem no Materialismo Histórico-Dialético os fundamentos para compreender a constituição da psique humana. Constatou-se que o significado da avaliação é proveniente dos processos de trabalho - atividade que marca o desenvolvimento humano. A avaliação educacional é condizente com os fins estabelecidos para a educação e a concepção de avaliação é definidora dos procedimentos avaliativos.
- ItemHistória e contradições na educação da pessoa com deficiência: da eliminação ao atendimento educacional especializado(2021) PERTILE, Eliane Brunetto; MORI, Nerli Nonato RibeiroO presente artigo discute a historicidade da educação da pessoa com deficiência. Tivemos o objetivo de compreender o transcorrer histórico que culminou nas possibilidades atualmente constituídas, considerando que os fatos passados contribuem para analisar os avanços e os limites existentes nas propostas atuais. Assim, realizamos uma pesquisa bibliográfica e abordamos autores como Bueno (2004), Bianchetti (1998), Jannuzzi (1997) e Mazzotta (2005), entre outros. Constatamos que: historicamente houve ênfase na incapacidade e na anormalidade para legitimar a exclusão da pessoa com deficiência; embora apresente maiores possibilidade do que tivemos na maior parte da história, a Educação Especial na atualidade é marcada por contradições que estão relacionadas à educação para a classe trabalhadora; o Atendimento Educacional Especializado é representativo de avanços, mas também expressa os limites do nosso tempo em estabelecer educação pública de qualidade para todos.
- ItemSalas de recursos e o uso de jogos para o ensino de conceitos matemáticos(2009) ALBUQUERQUE, Rosana Aparecida; MORI, Nerli Nonato Ribeiro; LACANALLO, Luciana FigueiredoCurrent paper partakes of a research investigating the pedagogical practice in Resource Classrooms for junior college students. Employment of these classrooms aims at giving specialized support to mentally deficient students or with learning disorders in regular government school. Data showed a significant deployment of games in Math teaching. Foregrounded on the importance of the above mentioned pedagogical resource for the development of high psychological functions, discussion has been limited to the issue on the manner games are being used in the Resource Classroom for junior college students and how they may contribute towards the establishment of mathematical concepts. Research was undertaken in three government schools in a northern municipality of the state of Paraná, Brazil, between May and September 2007. Results show thatsince the use of games as a compensation and recreation resource in Math lessons in the Resource Classroom predominates, they frequently do not contribute towards the children's establishment of contents or the formation of conceptual thought.