Navegando por Autor "MORETTI, Cheron Zanini"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemApresentação: apesar dos desafios, 2021 é um ano de celebração(2021) MORETTI, Cheron Zanini; DARSIE, Camiloconvidamos a que todos/as leiam o editorial escrito pelo organizador e pela organizadora, além, obviamente, aos artigos publicados nesse número tão especial. O leitor e a leitora podem, ainda, apreciar a entrevista que ambos realizaram com Danilo R. Streck, atualmente, pesquisador da Universidade de Caxias do Sul (UCS) reconhecido pelo diálogo aberto, curioso e generoso com/sobre a obra de Paulo Freire. E, além disso, apresenta-se uma “resenha autobiográfica”, se é que essa modalidade de escrita existe (!), de Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido (FREIRE, 1992) escrita a partir das memórias e dos encontros da pesquisadora Nize Maria Campos Pellanda da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), com Paulo Freire no Rio Grande do Sul.
- ItemApresentação: desafios para 2021 na Educação(2021) MORETTI, Cheron Zanini; DARSIE, CamiloCertamente, não fizemos uso de muita criatividade ao escolhermos como título para esta apresentação a expressão “desafios para 2021”. Prever e salientar que novas etapas envolvem desafios, especialmente em novos anos, são ações comuns para muitos de nós, mesmo em situações corriqueiras. Vejamos, por exemplo, as famosas “promessas de ano novo” que nos motivam a vislumbrar mudanças (desejadas!) e, após a transição de Dezembro para Janeiro, conforme já se imaginava, tornam-se grandes “desafios”, mesmo sendo, em alguns casos, bastante singelas. Também podemos dizer que os percalços da vida relativizam o tempo fazendo emergir disputas que carecem ser vencidas ou revistas em períodos menores, como as dietas que são iniciadas a cada segunda-feira e que, nos domingos seguintes, geralmente, precisam ser reativadas “a partir de amanhã”. Ainda, não esqueçamos dos desafios bastante curtos, que parecem fazer de pequenos espaços de tempo, verdadeiras eternidades. Um bom modo de explicar tal argumento talvez seja a proposta de ficar sem olhar para o telefone por, ao menos, 60 minutos (quem consegue?).
- ItemApresentação: Universalidade e localidade na Educação - experiências, desafios e dilemas(2021) DARSIE, Camilo; MORETTI, Cheron Zaniniconvidamos todos e todas a que percorram os 12 artigos resultantes de criteriosas investigações, na área da educação, realizadas por cientistas de diferentes universidades e instituições de ensino superior. Esse trabalho de organização foi realizado por Éder da Silva Silveira (Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC), Jaqueline Moll (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS/Universidade do Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI) e Sergio Martinic (Universidad de Aysén, Chile), contribuindo significativamente para a compreensão da Educação Integral e do Ensino Médio no tempo presente. Aos colegas e à colega, agradecemos a proposição temática que, na trajetória das edições da Reflexão e Ação, apresentavauma lacuna importante.