Navegando por Autor "MORAIS, Joelson de Sousa"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs múltiplas facetas do currículo escolar permeado pela reflexividade narrativa na formação de professores(as)(2023) MORAIS, Joelson de SousaO texto foi produzido como uma pesquisaformação narrativa (auto)biográfica em educação e mostra a importância de evocar a experiência do sujeito-autor na construção de conhecimentos e no aprimoramento da formação docente pela narração. Os dispositivos metodológicos utilizados foram: escritas narrativas, itinerários de leitura e diário de pesquisa. O objetivo é compreender os processos formativos da docência trilhados no contexto da produção dos itinerários de leitura mediatizados pela escrita narrativa (auto)biográfica. A pesquisa mostrou que a reflexividade narrativa na formação doutoral revelou um conjunto de possibilidades potenciais de formação, transformação e aprendizagens que modificam o sujeito na construção de conhecimentos de si e da vida.
- ItemDas incertezas na pandemia aos desafios do tempo presente(2021) MORAIS, Joelson de SousaPrestes a completar um século de vida no ano de 2021, Edgar Morin, reconhecido internacionalmente, com formação multidisciplinar em Direito, História e Geografia, realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia, nos brinda com uma obra essencial em tempos de incertezas e catástrofes geradas pela crise sanitária da pandemia da Covid-19.
- ItemEpistemologia complexa e as compreensões narrativas do vivido na pesquisa (auto)biográfica(2023) MORAIS, Joelson de SousaO texto se tece como um ensaio teórico-epistemológico, articulado com reflexões de experiências formativas e profissionais na docência universitária pensando a escola com os/as professores/as da Educação Básica fruto do entrelaçamento da Epistemologia da Complexidade com a Pesquisa narrativa (auto)biográfica. Tem como objetivos: compreender as relações e sentidos do pensamento complexo com a pesquisa narrativa no campo educacional, bem como refletir que contribuições a complexidade e as abordagens (auto)biográficas promovem na formação de professores/as. Parte da seguinte provocação: como é possível articular a Teoria Complexa com a Pesquisa narrativa (auto)biográfica? De que forma essas abordagens possibilitam pensar a formação de professores/as em um contexto de incertezas e complexidades da vida, pesquisa, formação, educação e sociedade no cenário atual? A proposição teórica e epistemológica é discutida à luz do Pensamento Complexo em: Edgar Morin, Maria da Conceição Xavier de Almeida, Izabel Petraglia, Maria Cândida Moraes, Marilda Aparecida Behrens e outros, entrelaçando-se com as reflexões do Movimento de Histórias de vida em formação na pesquisa narrativa (auto)biográfica com Marie-Christine Josso, em diálogo com Ivor Goodson, Inês Bragança, Conceição Passeggi e outros. Como resultados reflete que seria preciso promover um viés mais complexo sobre a vida, educação, formação, aprendizagem e conhecimentos com professores/as e alunos/as na constituição de processos significativos na educação escolar e na formação, desenvolvendo e valorizando suas histórias de vida e narrativas (auto)biográficas na composição ética, solidária e responsável de outras tantas possibilidades formativas, democráticas e emancipatórias na educação, no ensino e experiência profissional da docência.
- ItemPercepções dos estudantes de licenciatura acerca do conceito de currículo: implicações da cultura e cultura escolar na educação(2019) BRANDT, Andressa Graziele; SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; FERNANDES, Sonia Regina de Souza; NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho do; MAGALHÃES, Nadja Regina Sousa; MORAIS, Joelson de SousaO objetivo deste estudo foi analisar as representações que os estudantes de um Curso de Licenciatura em Pedagogia de um Instituto Federal (IFs) do estado de Santa Catarina possuem em relação a compreensão do conceito de currículo e suas implicações nas políticas curriculares da Educação Básica.