Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MORAIS, Joelson de Sousa"

Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    As múltiplas facetas do currículo escolar permeado pela reflexividade narrativa na formação de professores(as)
    (2023) MORAIS, Joelson de Sousa
    O texto foi produzido como uma pesquisaformação narrativa (auto)biográfica em educação e mostra a importância de evocar a experiência do sujeito-autor na construção de conhecimentos e no aprimoramento da formação docente pela narração. Os dispositivos metodológicos utilizados foram: escritas narrativas, itinerários de leitura e diário de pesquisa. O objetivo é compreender os processos formativos da docência trilhados no contexto da produção dos itinerários de leitura mediatizados pela escrita narrativa (auto)biográfica. A pesquisa mostrou que a reflexividade narrativa na formação doutoral revelou um conjunto de possibilidades potenciais de formação, transformação e aprendizagens que modificam o sujeito na construção de conhecimentos de si e da vida.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Das incertezas na pandemia aos desafios do tempo presente
    (2021) MORAIS, Joelson de Sousa
    Prestes a completar um século de vida no ano de 2021, Edgar Morin, reconhecido internacionalmente, com formação multidisciplinar em Direito, História e Geografia, realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia, nos brinda com uma obra essencial em tempos de incertezas e catástrofes geradas pela crise sanitária da pandemia da Covid-19.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Epistemologia complexa e as compreensões narrativas do vivido na pesquisa (auto)biográfica
    (2023) MORAIS, Joelson de Sousa
    O texto se tece como um ensaio teórico-epistemológico, articulado com reflexões de experiências formativas e profissionais na docência universitária pensando a escola com os/as professores/as da Educação Básica fruto do entrelaçamento da Epistemologia da Complexidade com a Pesquisa narrativa (auto)biográfica. Tem como objetivos: compreender as relações e sentidos do pensamento complexo com a pesquisa narrativa no campo educacional, bem como refletir que contribuições a complexidade e as abordagens (auto)biográficas promovem na formação de professores/as. Parte da seguinte provocação: como é possível articular a Teoria Complexa com a Pesquisa narrativa (auto)biográfica? De que forma essas abordagens possibilitam pensar a formação de professores/as em um contexto de incertezas e complexidades da vida, pesquisa, formação, educação e sociedade no cenário atual? A proposição teórica e epistemológica é discutida à luz do Pensamento Complexo em: Edgar Morin, Maria da Conceição Xavier de Almeida, Izabel Petraglia, Maria Cândida Moraes, Marilda Aparecida Behrens e outros, entrelaçando-se com as reflexões do Movimento de Histórias de vida em formação na pesquisa narrativa (auto)biográfica com Marie-Christine Josso, em diálogo com Ivor Goodson, Inês Bragança, Conceição Passeggi e outros. Como resultados reflete que seria preciso promover um viés mais complexo sobre a vida, educação, formação, aprendizagem e conhecimentos com professores/as e alunos/as na constituição de processos significativos na educação escolar e na formação, desenvolvendo e valorizando suas histórias de vida e narrativas (auto)biográficas na composição ética, solidária e responsável de outras tantas possibilidades formativas, democráticas e emancipatórias na educação, no ensino e experiência profissional da docência.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Percepções dos estudantes de licenciatura acerca do conceito de currículo: implicações da cultura e cultura escolar na educação
    (2019) BRANDT, Andressa Graziele; SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; FERNANDES, Sonia Regina de Souza; NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho do; MAGALHÃES, Nadja Regina Sousa; MORAIS, Joelson de Sousa
    O objetivo deste estudo foi analisar as representações que os estudantes de um Curso de Licenciatura em Pedagogia de um Instituto Federal (IFs) do estado de Santa Catarina possuem em relação a compreensão do conceito de currículo e suas implicações nas políticas curriculares da Educação Básica.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão