Navegando por Autor "MONTEIRO, Maria Iolanda"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAlfabetização no Brasil: questões e provocações da atualidade(2008) MONTEIRO, Maria Iolanda
- ItemO poema no livro didático: abordagens e formação de leitores(2021) ROSA, Margarete Petri da; MONTEIRO, Maria IolandaEste trabalho é resultado de uma análise sobre o tratamento conferido ao poema nos livros didáticos de Língua Portuguesa, tendo em vista a formação de leitores literários. Para isso, foram selecionados quatro manuais didáticos utilizados por escolas públicas no interior do estado de São Paulo. Tal investigação, pautada na metodologia qualitativa, aborda a trajetória da poesia infantil no Brasil, a presença dos poetas na produção literária e a abordagem do poema nos livros e, por fim, as contribuições do livro na formação leitora. Os objetivos propostos partem do pressuposto de que a poesia está presente na históriasocial dos seres humanos, portanto, faz-se necessário que as crianças tenham contato com esse gênero já nos anos iniciais da educação básica.
- ItemO stress infantil e suas relações com a escola(1999) LUCARELLI, Maria Diva Monteiro; MONTEIRO, Maria Iolanda
- ItemO stress infantil e suas relações com a escola(1999) LUCARELLI, Maria Diva Monteiro; MONTEIRO, Maria Iolanda
- ItemO uso de objetos de aprendizagem no ensino fundamental: um estudo bibliométrico(2017) UEHARA, Flavia Maria; MONTEIRO, Maria Iolanda; MILL, Daniel Ribeiro Silva; FISCARELLI, Silvio HenriquePor essa razão, o presente artigo possui o objetivo de realizar um levantamento bibliográfico das teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação no Brasil com objetivo de investigar como a utilização de Objetos de Aprendizagem no contexto escolar, com alunos do ensino fundamental, vem ocorrendo e como está sendo discutida no país.