Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MONTEIRO, Maria Iolanda"

Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Alfabetização no Brasil: questões e provocações da atualidade
    (2008) MONTEIRO, Maria Iolanda
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O poema no livro didático: abordagens e formação de leitores
    (2021) ROSA, Margarete Petri da; MONTEIRO, Maria Iolanda
    Este trabalho é resultado de uma análise sobre o tratamento conferido ao poema nos livros didáticos de Língua Portuguesa, tendo em vista a formação de leitores literários. Para isso, foram selecionados quatro manuais didáticos utilizados por escolas públicas no interior do estado de São Paulo. Tal investigação, pautada na metodologia qualitativa, aborda a trajetória da poesia infantil no Brasil, a presença dos poetas na produção literária e a abordagem do poema nos livros e, por fim, as contribuições do livro na formação leitora. Os objetivos propostos partem do pressuposto de que a poesia está presente na históriasocial dos seres humanos, portanto, faz-se necessário que as crianças tenham contato com esse gênero já nos anos iniciais da educação básica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O stress infantil e suas relações com a escola
    (1999) LUCARELLI, Maria Diva Monteiro; MONTEIRO, Maria Iolanda
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O stress infantil e suas relações com a escola
    (1999) LUCARELLI, Maria Diva Monteiro; MONTEIRO, Maria Iolanda
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O uso de objetos de aprendizagem no ensino fundamental: um estudo bibliométrico
    (2017) UEHARA, Flavia Maria; MONTEIRO, Maria Iolanda; MILL, Daniel Ribeiro Silva; FISCARELLI, Silvio Henrique
    Por essa razão, o presente artigo possui o objetivo de realizar um levantamento bibliográfico das teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação no Brasil com objetivo de investigar como a utilização de Objetos de Aprendizagem no contexto escolar, com alunos do ensino fundamental, vem ocorrendo e como está sendo discutida no país.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão