Navegando por Autor "MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira"
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- ItemO que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de matemática em escolas rurais(2012) MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira; CRUZ, Fatima Maria; ALVES, Iane MariaEste artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que focou a perspectiva dos pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas rurais do Agreste de Pernambuco. O estudo se insere no debate sobre a reconceptualização do que se compreende como rural, cujos estereótipos que ainda persistem estão associados a um lugar atrasado, de pessoas ignorantes e com dificuldades financeiras, a despeito das mudanças que ocorreram em diversas áreas rurais do Brasil. O texto discute dados da pesquisa relacionados a entrevistas com pais e/ou responsáveis por alunos de duas escolas municipais. A apresentação das análises dos dados é permeada por extratos das falas dos participantes, os quais expressaram as compreensões que têm dos recursos vinculados à Matemática escolar e seus usos em situações cotidianas. As análises sugerem ambivalências nas falas dos participantes; por um lado, os pais consideraram as aprendizagens, a partir de uma variedade de recursos materiais, humanos e culturais, e, por outro, prevaleceram concepções tradicionais do que sejam o ensino e a aprendizagem de Matemática.
- ItemPossibilidades da Educação Estatística como forma de análise crítica da realidade na escola indígena(2019) CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de; OLIVEIRA, Sérgia Andréa Pereira de; MONTEIRO, Carlos Eduardo FerreiraThe article discusses a research carried out in indigenous schools that aimed to analyze the possibilities of promoting Statistical Literacy in the intercultural context of the Xukuru people of Ororubá, to support the teaching action and encourage students' mathematical knowledge through reflective practices. It was investigated whether and how the contents of Statistics were worked on by teachers from the early years of the Xukuru people, and the planning and performance of classroom activities involving the stages of the investigative cycle within a collaborative group were analyzed. Participant observation, semi-structured interviews with three indigenous teachers, document analysis in class diaries of two teachers and the formation of a collaborative group with the participation of 11 teachers from the early years of elementary school were used. It was found that teachers from this ethnic group, in general terms, develop an initial work with Statistics, valuing the cultural characteristics of the indigenous community with interdisciplinary activities of construction of graphs and tables and also include statistical research through activities with interventions in the different spaces in the villages. The experiences in the collaborative group enabled significant experiences on the investigative cycle, enabling the expansion of skills.
- ItemPossibilidades da educação estatística como forma de análise crítica da realidade na escola indígena(2019) CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de; OLIVEIRA, Sérgia Andréa Pereira de; MONTEIRO, Carlos Eduardo FerreiraO artigo discute sobre uma pesquisa desenvolvida em escolas indígenas que teve como objetivo analisar as possibilidades de promoção do Letramento Estatístico no contexto intercultural do povo Xukuru do Ororubá, para fundamentar a ação docente e estimular o conhecimento matemático dos estudantes por meio de práticas reflexivas. Investigou-se se e como os conteúdos de Estatística eram trabalhados por professores dos anos iniciais do povo Xukuru e analisaram-se o planejamento e a realização de atividades em sala de aula envolvendo as etapas do ciclo investigativo no âmbito de um grupo colaborativo. Utilizou-se a observação participante, a entrevista semiestruturada com três professores indígenas, a análise documental em diários de aula de dois professores e a formação de um grupo colaborativo com a participação de 11 docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Constatou-se que os professores desta etnia, em termos gerais, desenvolvem um trabalho inicial com a Estatística, valorizando as características culturais da comunidade indígena com atividades interdisciplinares de construção de gráficos e tabelas e incluem também a pesquisa estatística por meio de atividades com intervenções nos diferentes espaços das aldeias. As vivências no grupo colaborativo possibilitaram experiências significativas sobre o ciclo investigativo, possibilitando a ampliação de habilidades.
- ItemPossíveis articulações do ensino de matemática e estatística com a educação escolar quilombola(2023) TEIXEIRA, Maria Joseane Santos; CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de; MONTEIRO, Carlos Eduardo FerreiraEste artigo objetiva discutir possibilidades de articulação do ensino de matemática com a educação escolar quilombola, considerando aspectos das relações étnico-raciaise perspectivas críticas da educação matemática e estatística para a justiça social. Aborda-sealguns resultados de um estudo de doutoradoem desenvolvimento,com professores de uma escola quilombola situada emCabo de Santo Agostinho-PE. Analisou-seaproposta curricular deensino de matemática naquele município, identificando-se temas, objetos de conhecimento e habilidades com potencial para a valorização da cultura da comunidade quilombola. Asrespostas dosprofessoresparticipantes a um questionário, indicaram aausência deatividades que possibilitassem às criançasuma compreensão crítica do seu contexto sociocultural. Além disso, identificou-se que os docentes não tiveram acesso àformação continuada em educação escolar quilombola. A partir dos dados obtidos, discutimos a viabilidade de uma proposta de educação matemática e estatística voltada à leitura crítica do contexto com participação ativa das/dos estudantes e em convergência com a Lei nº 10.639/2003 e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola
- ItemReflexões sobre as relações étnico-raciais e o ensino de matemática(2023) FURTADO, Maria Gabriela de Figueiredo; MONTEIRO, Carlos Eduardo FerreiraAs relações étnico-raciais é um tema complexo que envolve diferentes aspectos, entre os quais incluem-se aqueles vinculados aos processos educacionais. Nesse sentido, a escola pode constituir-se num importante espaço de aprendizagens a partir de reflexões e ações que valorizem à diversidade cultural, bem como proporcione a desconstrução de discursos e práticas educativas que silenciam ou estereotipam pessoas de diferentes origens étnicas e culturais. No Brasil aLei 10639/03 determina o ensino de conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira no âmbito de todo o currículo escolar, incluindo a área dematemática. Este artigo apresenta aspectos de uma pesquisa de mestrado acadêmico em andamento, a qualobjetiva analisar as possíveis articulações entre o ensino de Matemática e as relações étnico-raciais nos anos finais do Ensino Fundamental. Nossas reflexões enfocam asnecessidades de efetivação plena daLei 10639/03, bem como as possibilidades de abordagens de perspectivas como a etnomatemática, a afroetnomatemática e a educação antirracista.Analisaram-se aspectos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)que não explicita como se deveria ser efetivada a Lei 10639/03, apesar demencionara legislação vigente e apresentar algumas possibilidadesdeabordagem dos conteúdos e conhecimentos da matriz africana, dos povos indígenas e afro-brasileiros. Identificou-se que as diretrizes da BNCC contemplam a temática apenas para seguir determinações jurídicas e que mesmo com a possibilidade de sua abordagem em alguns conteúdos curriculares, faz-se necessário a elaboração e realização de propostas educativas que promova uma educação antirracista e que aprofunde a temática, para não serem apenas conteúdos transversais e integradores
- ItemReflexões sobre implementação e uso de laboratórios de informática na escola pública(2012) CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de; MONTEIRO, Carlos Eduardo FerreiraNo Brasil existe uma política oficial para expandir o acesso a recursos computacionais para alunos de escolas públicas, no entanto, a qualidade dessa oferta é limitada quando se trata da estruturação de laboratórios de informática. Este artigo apresenta uma pesquisa que buscou analisar as condições de infraestrutura e uso de laboratórios de informática de escolas públicas situadas em cinco municípios da Região Metropolitana do Recife – PE. A partir das análises dos dados teceram-se reflexões sobre o Proinfo como uma política pública em educação. As análises dos dados de pesquisa evidenciaram dificuldades de algumas escolas para lidar com as questões técnicas e práticas que envolvem a inclusão digital. O estudo pode apoiar reflexões a respeito da implementação de políticas públicas de acesso e uso das tecnologias que considerem o contexto escolar como uma importante variável.