Navegando por Autor "MILL, Daniel"
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- ItemA docência virtual e saberes docentes: um estudo da tutoria na rede e-tec Brasil(2015) CHAQUIME, Luciane Penteado; MILL, DanielNa atuação como mediador do processo de ensino-aprendizagem em cursos de Educação a Distância por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação, o tutor virtual mobiliza, por um lado, saberes que compõem a base de conhecimento necessária à docência em geral. Por outro, constrói novos saberes ao refletir sobre sua prática, ampliando e diversificando essa base. Partindo desse contexto, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou mapear os saberes do tutor virtual, identificando sua natureza. Para a realização da investigação, empregou-se a triangulação metodológica e percorreu-se as seguintes etapas: levantamento e estudo de bibliografia; coleta de dados utilizando-se questionário com questões abertas e fechadas, entrevista individual, sessões de entrevistas coletivas e análise de documentação oficial; sistematização e análise dos dados. Os resultados observados demonstram que a experiência na tutoria virtual tem potencial formador ao possibilitar a construção de novos saberes e, com isso, ampliar a base de conhecimento necessária à docência.
- ItemAcessibilidade, inclusão e tecnologia assistiva: um estudo bibliométrico(2016) OLIVEIRA, Camila Dias de; MILL, DanielEste estudo busca investigar como a temática acessibilidade, inclusão e tecnologia assistiva vem sendo trabalhada nas pesquisas científicas da área de educação. Com o objetivo de responder a seguinte questão: quão representativa é a produção científica realizada sobre essa temática? Consideramos a pesquisa bibliométrica uma metodologia adequada para o estudo e utilizamos a base de teses da área de Educação, estruturada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte).
- ItemFunções do discurso tecnologico na sociedade contemporânea(2007) FAVACHO, Andre; MILL, DanielTechnological discourse seems to ratify the idea that contemporary Brazilian society believes in saving discourses. From this assumption, this text aims to analyze the dissemination of technological discourse as an unsurmountable truth, either related to
- ItemImpacto cognitivo do uso intensivo da interneta autonomia dos estudos com dispositivos na adolescência(2018) BERRIBILI, Erika Giacometti-Rocha; MILL, DanielSome current theorists point out that cognitive changes mediated by digital media are occurring. At the same time, it is believed that students with access to Internet resources from an early age become more independent or autonomous in the construction ofknowledge. In Vygotsky's view, scientific concepts derive from the formation of a system of consistent interrelations acquired through formal education, often with the help of adults. From this perspective, the analysis involved the understanding of the autonomization by the use of the Internet in computers, cell phones, tablets, etc. The methodology is descriptive with qualitative-quantitative procedures. The data showed that there is no strong relation between Internet use and student autonomy. It is concluded that the intensification of Internet use manifests itself more strongly as an agent of change in social practices in education than in cognition.
- ItemMudanças nas interações sociais e mobilidade na educação com a mediação das tecnologias digitais de informação e comunicação(2017) GIACOMETTI-ROCHA, Erika; MILL, DanielAs TDIC permitem um determinado modo de funcionamento das interações sociais, proporcionando diversidade de ambientes ou situações sociais. Nesses termos, como são os deslocamentos para acesso à informação? Além disso, quais recursos e possíveis formas de agrupamento ocorrem como estratégias de estudo? Nas interações comunicativas, a constituição dos espaços se vincula ao acesso à informação mútua permitida entre duas pessoas. Um “lugar”, aqui, não é apenas um espaço físico delimitado por uma fronteira ou borda, mas um sistema de informações que permite aos sujeitos definirem as situações sociais. Portanto, pensar nas instituições de ensino, nas bibliotecas públicas e outros lugares adquire complexidade, particularmente na cibercultura.