Navegando por Autor "MEDEIROS, Emerson Augusto de"
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- ItemFormação inicial de professores da educação básica em licenciaturas de universidades públicas do Rio Grande Do Norte: estudo de currículos e suas matrizes curriculares(2018) MEDEIROS, Emerson Augusto de; AGUIAR, Ana Lúcia OliveiraO texto em tela tem como objetivo principal apresentar uma análise acerca da formação inicial de professores da Educação Básica em 58 cursos de licenciatura de três universidades públicas do Estado do Rio Grande do Norte, com ênfase para o estudo de currículos e de suas matrizes curriculares.
- ItemFormação inicial de professores da educação do campo: a experiência do PRONERA/UERN em narrativas (auto) biográficas(2018) AGUIAR, Ana Lúcia Oliveira; MEDEIROS, Emerson Augusto deO artigo em tela apresenta reflexões construídas em um estudo dissertativo sobre a formação inicial de professores da Educação do Campo com fundamento na experiência do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, da Universidade do estado do Rio Grande do Norte – UERN.
- ItemLicenciaturas em Ciências Biológicas: análise de currículos de formação de professores para o ensino de ciências e biologia(2020) MEDEIROS, Emerson Augusto de; MEDEIROS, Mário Luan Silva deEste texto tem como objetivo apresentar uma análise de currículos de formação de professores para o ensino de ciências e biologia nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, tomando como parâmetro oito Licenciaturas em Ciências Biológicas de universidades públicas dos Estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
- ItemO perfil sociocultural dos estudantes da licenciatura em educação do campo da Universidade Federal Rural do Semi-árido de quais sujeitos do semi-árido falamos?(2023) MEDEIROS, Emerson Augusto de; AMORIM, Giovana Carla CardosoEste texto apresenta uma análise acerca do perfil sociocultural dos estudantes da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (LEDOC/UFERSA). Com base em um levantamento documental, toma para análise informações de 257 discentes da referida graduação. A análise se encontra sistematizada em cinco “eixos temáticos”, a saber: a) número de discentes homens e mulheres; b) faixa etária dos formandos; c) pertença étnico-racial; d) faixa de renda familiar; e) naturalidade dos estudantes. Como conclusão, sobrelevamos que a maior parte do alunado é constituída por mulheres, possui faixa etária entre 17 e 25 anos, se autodeclara parda ou preta, tem como renda familiar até dois salários mínimos e possui naturalidade referente a cidades circunscritas na Mesorregião do Oeste Potiguar do Estado do Rio Grande do Norte. Esses aspectos, entre outros, apontam para a feminização na formação de professores da Educação do Campo e para a inclusão de grupos sociais do semiárido potiguar na Educação Superior, os quais foram marginalizados na formação da sociedade brasileira.