Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MEDEIROS, Emerson Augusto de"

Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Docência universitária: a aula como aconchego
    (2023) ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; FORTUNATO, Ivan; MEDEIROS, Emerson Augusto de
    Neste escrito, de natureza ensaística, discutimos a ideia de uma docência universitária focada na formação humana pelo argumento da aula como aconchego, da qual surgem possibilidades para se estimular muitas formas de aprendizado a serviço da humanização, de si, do outro e das relações planetárias, relacionando-as a quatro indagações: (i.) Será que “aconchegar” é um verbo possível no contexto acadêmico? (ii.) Por que, então, não tornar as aulas mais aconchegantes? (iii.) Para quem e para quê construir aulas mais aconchegantes? (iv.) Como, então, promover aulas aconchegantes? Em linhas conclusivas, escrevemos sobre a coragem de se construir aulas aconchegantes, e sobre a necessária coragem infatigável de libertar-se, viver e amar (ou ao menos respeitar) as singularidades humanas irrepetíveis que compõem o universo da sala de aula.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Formação inicial de professores da educação básica em licenciaturas de universidades públicas do Rio Grande Do Norte: estudo de currículos e suas matrizes curriculares
    (2018) MEDEIROS, Emerson Augusto de; AGUIAR, Ana Lúcia Oliveira
    O texto em tela tem como objetivo principal apresentar uma análise acerca da formação inicial de professores da Educação Básica em 58 cursos de licenciatura de três universidades públicas do Estado do Rio Grande do Norte, com ênfase para o estudo de currículos e de suas matrizes curriculares.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Formação inicial de professores da educação do campo: a experiência do PRONERA/UERN em narrativas (auto) biográficas
    (2018) AGUIAR, Ana Lúcia Oliveira; MEDEIROS, Emerson Augusto de
    O artigo em tela apresenta reflexões construídas em um estudo dissertativo sobre a formação inicial de professores da Educação do Campo com fundamento na experiência do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, da Universidade do estado do Rio Grande do Norte – UERN.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Licenciaturas em Ciências Biológicas: análise de currículos de formação de professores para o ensino de ciências e biologia
    (2020) MEDEIROS, Emerson Augusto de; MEDEIROS, Mário Luan Silva de
    Este texto tem como objetivo apresentar uma análise de currículos de formação de professores para o ensino de ciências e biologia nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, tomando como parâmetro oito Licenciaturas em Ciências Biológicas de universidades públicas dos Estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O perfil sociocultural dos estudantes da licenciatura em educação do campo da Universidade Federal Rural do Semi-árido de quais sujeitos do semi-árido falamos?
    (2023) MEDEIROS, Emerson Augusto de; AMORIM, Giovana Carla Cardoso
    Este texto apresenta uma análise acerca do perfil sociocultural dos estudantes da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (LEDOC/UFERSA). Com base em um levantamento documental, toma para análise informações de 257 discentes da referida graduação. A análise se encontra sistematizada em cinco “eixos temáticos”, a saber: a) número de discentes homens e mulheres; b) faixa etária dos formandos; c) pertença étnico-racial; d) faixa de renda familiar; e) naturalidade dos estudantes. Como conclusão, sobrelevamos que a maior parte do alunado é constituída por mulheres, possui faixa etária entre 17 e 25 anos, se autodeclara parda ou preta, tem como renda familiar até dois salários mínimos e possui naturalidade referente a cidades circunscritas na Mesorregião do Oeste Potiguar do Estado do Rio Grande do Norte. Esses aspectos, entre outros, apontam para a feminização na formação de professores da Educação do Campo e para a inclusão de grupos sociais do semiárido potiguar na Educação Superior, os quais foram marginalizados na formação da sociedade brasileira.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão