Navegando por Autor "MATOS, Sônia Regina da Luz"
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- ItemConversação sobre Fernand Deligny e o Aracniano(2020) MATOS, Sônia Regina da Luz; MIGUEL, MarlonI met Researcher Marlon Miguel in Paris, during my post-doctoral program. He is a Brazilian who researches the thinking of Fernand Deligny (1913-‐1996). We discussed the importance of this author for studies in education. And, we also observed that in Brazil there was not any or there was very little access to studies regarding his work. We conceived this interview as a trigger to some ideas of this author, still scarcely studied in the researches in Brazil. Currently, Marlon Miguel has been researching philosophy, art, education, clinical practice and anthropology as a FCT Researcher (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) at the Center for Philosophy of Sciences of the University of Lisbon (CFCUL).
- ItemDocência e a aula como ensaio(2021) MATOS, Sônia Regina da Luz; SCHULER, BetinaNa atualidade, temos uma das políticas nacionais de formação de professores se efetivando via Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Programa (Pibid)1. Por meio dessa macropolítica, o projeto Práticas curriculares de escrita e leitura e a formação de professores participa desse espaço político, articulando a pesquisa universitária e a escola pública. O artigo versa sobre o tema aula a partir do aporte conceitual dos filósofos Nietzsche e Deleuze. Com eles, na primeira parte do artigo, definimos a docência como vontade criadora e a articulamos à noção de aula como ensaio. Apresentamos, em seguida, a operação da crítica genealógica como um dos principais elementos didáticos da aula como ensaio. A pesquisa, ao assumir esse posicionamento conceitual, apresenta, na terceira parte do texto a experimentação do elemento didático da crítica genealógica na aula intitulada “Oficinando com as bruxas: entre o bem e o mal”, desenvolvida junto a uma turma dos anos iniciais de uma escola pública via o Pibid. A partir disso, a personagem bruxa foi levada ao território da crítica genealógica como elemento didático da aula como ensaio, possibilitando a problematização da valoração dos valores e a desnaturalização de estereótipos.
- ItemOs educadores franceses Célestin Freinet e Fernand Deligny(2017) MATOS, Sônia Regina da LuzO artigo é parte do estudo teórico-conceitual do projeto de pesquisa de pós-doutorado. A investigação retoma as contribuições pedagógicas dos educadores francês Célestin Freinet (1896-1966) e Fernand Deligny (1913-1996).