Navegando por Autor "MARTINS, Maria do Carmo"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCultura, saberes e disciplinas escolares na Ibero-América(2020) MARTINS, Maria do CarmoThe fourth issue of the magazine Educação Temática Digital –ETD is also launched amid uncertainties about the return of students to school activities, previously considered regular. In this strange year 2020, the Sars Cov2e virus and the pandemic associated with it have changed everyone's daily lives. In the case of children and young people who attend schools, these changes were marked by the physical distance from colleagues, the loss of experience in the school space and a profusion of activities mediated by amazing and seductive technology, producing different sensations and belongings to the world.
- ItemEducação em Museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais(2018) MARTINS, Maria do CarmoBeatriz Sarlo em recente livro sobre a cultura da memória, adverte que vivemos em uma época de excessos sobre lembranças, narrativas pessoais e monumentalização dos discursos sobre o passado. Para ela, tal excesso não corresponde apenas a uma profusão de produtos sobre a memória, mas ocorre como uma profusão de trabalhos que buscam lidar com a lembrança como memória, e o esquecimento como um vazio. Assinalando que entender é mais importante que lembrar, embora para entender seja necessário lembrar, a autora nos propõe refletir sobre as dinâmicas discursivas que se estabelecem na cultura da memória, reafirmando que a guinada subjetiva que ocorreu nas últimas décadas do século XX, ao trazer os excluídos da periferia da história para seu centro, consegue realizar-se como uma função pública quando as narrativas sobre o passado abrem-se para a persistência da subjetividade, como uma espécie de artesanato da resistência.Esta imagem do artesanato da resistência é bastante potente quando pensamos os museus e as ações que se podem realizar em seu interior, no contato com a materialidade presente em seus acervos e as possibilidades desses acervos serem lidos e interpretados.
- ItemHistórias do currículo e currículos narrativos: possibilidades de investigação na história social do conhecimento(2007) MARTINS, Maria do CarmoThis article has a discussion on social and historical aspects of Ivor Goodson's works, attempting to contextualize it as a istoriographical work. Some reflections are presented in a dialogue form, with their curricular studies entitled narrative curricul
- ItemLuto é verbo: educação e democracia(2019) MARTINS, Maria do Carmo; OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado deUma vez vivendo em uma sociedade democrática contemporânea, saberíamos dizer quando essa democracia estaria em risco? Mas, de que democracia estaríamos falando? Já não haveria paradoxos ou contradições entre os vários sentidos que esse conceito ganhou nas últimas décadas ao se ver conectado a outros desejos individuais e projetos sociais, ou mesmo a outros sentidos de liberdade a ele associados?
- ItemLuto é verbo: educação e democracia(2019) MARTINS, Maria do Carmo; OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado deUma vez vivendo em uma sociedade democrática contemporânea, saberíamos dizer quando essa democracia estaria em risco? Mas, de que democracia estaríamos falando? Já não haveria paradoxos ou contradições entre os vários sentidos que esse conceito ganhou nas últimas décadas ao se ver conectado a outros desejos individuais e projetos sociais, ou mesmo a outros sentidos de liberdade a ele associados?
- ItemMeninas peraltas: formação feminina em livros de literatura infantil(2016) CORRÊA, Priscila Kaufmann; MARTINS, Maria do CarmoThis paper aims a historical interpretation by the children's books What a lovely Child!, of the French writer Countess of Ségur and Clarita at School, of the Brazilian writer Clarice Maria Marinho Villac. In What a lovely Child!, the Countess of Ségur presents Giselle, a spoiled girl who does not respect her parents. Maria Clarice present us Clarita, a naughty child which is protected by her grandparents. In both cases the girls are sent to a boarding school for girls, and this decision leads to different consequences. The aim is to analyze the role of school education in the formation of girls, the social legitimation capacity of schooling by the literary bias and the reflection on the religious moral teaching in women's education.
- ItemVirtualidades e educação(2020) DIAS JÚNIOR, Antonio Carlos; MARTINS, Maria do CarmoThe second issue of the journal ETD – Educação Temática Digital of the year 2020 reaches the reader and the reader in the midst of an unprecedented historical context. Mixing an episode of the technological-dystopian universe of Black Mirror with the Camusian panorama of the Oman affected by the Plague, we see the apparent antinomy between distance and proximity reconfigure and become new forms of sociability and interaction. To the necessary social isolation imposed by the virulent spread of a pandemic emerge mutatis mutandis a human being who not only mediates his social relations via technological apparatus, but now takes place (in ontological terms) through and, to a great extent, in dependence on them. Potentially liberating and subversive to the same extent as repressive and submissive, virtuality is imposed rather with the need that as a choice...