Navegando por Autor "MARQUES, Mara Rúbia Alves"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA gratificação de estímulo à docência (GED) na universidade federal de Uberlândia-MG: uma análise de pesquisa no campo do ensino superior(2006) MARQUES, Mara Rúbia AlvesEste texto constitui análise da pesquisa Políticas de Avaliação Docente no Ensino Superior, de Vânia Amaral da Rocha. Produzido para subsidiar minha participação como membro titular da banca de defesa da dissertação correspondente, o objetivo do texto foi tratar do processo de pesquisa de Vânia Rocha, de modo a contribuir para uma auto-reflexão sobre meu próprio trabalho de orientação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU, como para a auto-reflexão da autora sobre sua investigação no campo das políticas públicas para o ensino superior. Para tanto, com base no referencial teórico de Isaura Belloni, Heitor de Magalhães e Luzia Sousa, trato, respectivamente, da temática, da relevância e metodologia, dos referenciais de análise e dos resultados da referida pesquisa.
- ItemFormação de professores e políticas educacionais: perspectivas da atualidade(2007) MARQUES, Mara Rúbia Alves
- ItemPolítica educacional brasileira em perspectiva. Entrevista: Jamil Cury e Romualdo Portela(2012) CURY, Jamil; PORTELA, Romualdo; MARQUES, Mara Rúbia Alves; SILVA, Maria VieriaA entrevista tem como objetivo considerar os principais aspectos da atual política para o setor educacional, sob os olhares perscrutadores e críticos de dois eminentes pesquisadores militantes da área da educação no país. A partir da instituição da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 até a Conferência Nacional de Educação, com vistas ao projeto do Plano Nacional de Educação, são analisados em perspectiva histórica e contemporânea, sobre o pano de fundo darelação transversal entre os âmbitos público e privado, temas como: a educação como dever do Estado e direito do cidadão; a cooperação entre os entes da federação; a expansão do acesso e o princípio da qualidade; as estratégias de financiamento, controle social e avaliação; a valorização da carreira dos profissionais; a constituição de um sistema nacional de educação e outras questões concernentes à gestão educacional e à gestão escolar tanto na Educação Superior como na Educação Básica.