Navegando por Autor "MACEDO, Yuri Miguel"
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- ItemBlack Power: um projeto emancipatório e antirracista na Faceli(2020) FREITAS, Joana Lúcia Alexandre de; MACEDO, Yuri MiguelDialogismos sobre racismo no Brasil são taxados de vitimismo. A população Brasileira foi ensinada a ignorar a existência do racismo e a exercê-lo de forma velada. Para reconhecer basta perceber que a maioria da população é preta e parda, e não ocupam cargos de poder, ao contrário, compõem a parcela de pobres, presidiários, ou seja, estão à margem da sociedade. Diante dessa situação, justifica-se promover ações que promovam reflexões e AÇÕES para esclarecer falsas ideologias, e, despertar mais pessoas a combater esse mal estar instalado na população brasileira. Para tanto, este artigo traz um relato de experiência sobre um projeto denominado Black Power que se propôs a realizar ações antirracistas na cidade de Linhares-ES. Os resultados são muito promissores conseguiu-se envolver acadêmicos, pessoas da comunidade civil, e demais brasileiros através das redes sociais.
- ItemEducação para as relações étnico-raciais e as políticas públicas educacionais(2020) MACEDO, Yuri Miguel; OLIVEIRA, Kiusam Regina deDossiê: Educação para as Relações Étnico-Raciais e as Políticas Públicas Educacionais.
- ItemLetramentos multimodais para o ensino do português como segunda língua para surdos(2020) MACEDO, Yuri MiguelO presente artigo apresenta uma proposta pedagógica que visa à construção de um vídeo multimodal com as letras das músicas de Dorival Caymmi, envolvendo os multiletramentos (linguístico, visual, gestual, espacial e áudio) no sentido de desenvolver a capacidade comunicativa dos sujeitos surdos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, criando contextos de produções reais, possibilitando atividades múltiplas e, sobretudo, atividades que valorizem o princípio Bakhtiniano da interação, do dialogismo.
- ItemLibras: desafios e possibilidade para a implantação do currículo da educação básica, da rede regular de ensino de Uibaí(2019) MACEDO, Yuri Miguel; NUNES, Elna Lacerda Machado; BENEVIDES, Silvia Lúcia LopesA finalidade desta pesquisa é refletir sobre como implantar o ensino de LIBRAS no currículo do Ensino Fundamental da Educação básica das escolas regulares da rede municipal de ensino de Uibaí. Parte de um histórico sobre a educação de surdos e a atual política de educação fundamentada na inclusão dos surdos na escola comum e apresenta os principais Projetos de Lei (PL), da Câmara e do Senado, chamando a atenção para a importância da Base Nacional Comum Curricular e o currículo local. Dentro deste conjunto, indica o uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras como disciplina obrigatória, para beneficiar a educação e a inclusão dos alunos surdos no espaço escolar. Utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e de campo, em uma abordagem qualitativa. A pesquisa conclui que a inclusão da disciplina de Libras no âmbito da Educação Básica é de suma importância para sua aquisição pelos ouvintes e ainda ressalta a seriedade de uma inclusão real do surdo no ambiente escolar.