Navegando por Autor "MACEDO, Elizabeth"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA incalibrável competência socioemocional(2019) LEMOS, Guilherme Augusto Rezende; MACEDO, ElizabethNeste texto, os autores discutem a noção de competência socioemocional a luz da ideia, construída com Derrida, de que a educação é uma resposta ao chamado da alteridade. Partindo da BNCC e de documentos políticos exarados por organismos multilateriais - como OCDE e ONU/Banco Mundial -, os autores argumentam que está em curso uma atualização de uma retórica que submete a educação à linguagem econômica e a modelos sistêmicos. Trazendo o exemplo de projeto em desenvolvimento junto a professores de redes de ensino em quatro cidades brasileiras, os autores defendem a necessidade e a urgência de políticas públicas situadas, centradas na experiência escolar e nas interrelações que aí ocorrem.
- ItemComo a diferença passa do centro à margem nos currículos: o exemplo dos PCN(2009) MACEDO, ElizabethThis paper assumes that the analysis of the curriculum policy is weakened by a state-centered model that cannot correctly address the relationship between structure and agency. Based on E. Laclau's and C. Mouffe's discursive theory, it analyzes the curric
- ItemEstudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno?(2008) VEIGA-NETO, Alfredo; MACEDO, ElizabethThe text does a first collection, more or less systematic, of groups which, connected with the GT Curriculum of ANPEd, have been working in the field of Curriculum Studies at our universities and what these groups mean by and how they use the expressions