Navegando por Autor "MÉRIC, Olivier Gérard Angel"
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- ItemAnálise discursiva das apreciações das rodas vinculantes no contexto universitário latino-americano(2020) VALERO, Rosaura Gutierrez; MÉRIC, Olivier Gérard Angel; OLIVENCIA, Juan José LeivaNesta pesquisa temos uma abordagem das características discursivas das rodas vinculantes realizadas a partir de processos educativos com diferentesagentes sociais procedentes de diferentescomunidades originárias de Pastaza (Equador). Logo, a análise discursiva consiste numa indagação qualitativa, de dados quantitativos sobre as potencialidades da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) e das rodas vinculantes. Neste sentido, tendo assim como objetivo poder avaliar seus impactos, suas realizações, dificuldades através de uma metodologia de corte quanti-qualificativo. Os resultados obtidos norteiam que as rodas vinculantes permitema autorreflexão, o intercâmbio comunicativo que promovem a resiliência e demonstram o empoderamento comunitário. Finalmente, consideraremos que as investigações aqui realizadas podem resultar num interesse especial para melhorias das estratégias educativas e comunicativas no contexto de ensino-aprendizagem intercultural da Amazônia Equatoriana. Por este embasamento, permite avaliar os valores sociais, promover o desenvolvimento.
- ItemImpacto das rodas no contexto universitário e comunitário(2017) MAY, Rosaura Gutiérrez Valerio de; MÉRIC, Olivier Gérard Angel; RAMÍREZ SÁNCHEZ, Alina; CAMPAÑA, Eluzinete Pereira de Souza, EduardoHavia 11 rodas vinculativas com um total de 136 participantes, dos quais 79 (58, 1%) corresponderam ao sexo feminino e 57 (41,9%) ao gênero masculino. Sem exceção, os participantes relataram experiências positivas, onde 42,3% dos participantes expressaram que é um espaço para conhecer possíveis soluções para problemas comuns e para o crescimento pessoal, dos quais 39% consideram que o alívio dos problemas permitem reduzir os níveis de estresse, adquirindo mais confiança mútua entre os parceiros, conforme expressado por 29,4% dos entrevistados.