Navegando por Autor "LUCIFORA, Cristiane de Assis"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCurrículo e questões de gênero uma relação de poder em meio escolar(2018) LUCIFORA, Cristiane de Assis; REINA, Fábio TadeuEste artigo traz reflexões relacionadas aos mecanismos de poder presentes nas práticas escolares e o alcance ideológico em transmitir conteúdos excludentes como, por exemplo, as constituições de gênero.
- ItemCurrículo e questões de gênero uma relação de poder em meio escolar(2018) LUCIFORA, Cristiane de Assis; REINA, Fábio TadeuThis article traces reflections related to the mechanisms of power present in the school practices and the ideological reach in transmitting contents that manifest excluding contents as for example the constitutions of gender. Power is thought in the selection of certain contents that are seen as important and necessary and why some contents are not dignified to be present in the process of teaching and learning. It is thought the sphere of discourse that the school acts as a democratic space and search for equity, but which actually sanctions the inequality originated by the social situation that the agents are. Sexual Education, often assumed as a social taboo, finds no positive field to be incorporated into school walls, often gaining a veiled space in which teachers collaborate to reproduce something worthy of silence.
- ItemMarcas sociais de nossos tempos: gênero, sexualidade e educação em âmbito escolar(2019) LUCIFORA, Cristiane de Assis; REINA, Fábio Tadeu Reina; MUZZETI, Luci Regina; SILVA, Renan Antônio daEste artigo teve como ponto de partida um capítulo da Dissertação de Mestrado intitulada “A reprodução das desigualdades de gênero nos contos de fadas/maravilhosos como marcas circunscritas na Educação Infantil” defendida em fevereiro de 2017 sobre a problematização dos papéis sociais atribuídos ao sexo de nascimento dos sujeitos e às diversas construções atribuídas como inerentes fazendo-se presentes em diversos âmbitos dentre eles o escolar.