Navegando por Autor "LUCHESE, Terciane Ângela"
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- ItemDe encontros, tensões e negociações: processo escolar entre imigrantes e descendentes no ‘Prata’ (Nova Prata/RS, 1898 – 1929)(2021) LUCHESE, Terciane Ângela; PAGNONCELLI, Sonia PrigolAnalisar o processo escolar que emergiu do encontro entre distintos grupos de imigrantes, no qual negociações e tensões geradas pelas diferenças estiveram presentes, bem como mapear as iniciativas públicas, privadas e confessionais, que permitiram que o nascente município contasse com escolas, é o objetivo do artigo. O recorte temporal da análise abrange o período da colonização, 1898, e se estende até 1929, quando, cinco anos após a emancipação do município do Prata, foi instituído o Grupo Escolar do Prata. A análise documental histórica mobilizou relatórios da intendência, fotografias, jornais, Livro de Tombo e correspondências. O referencial teórico foi auferido na História Cultural e História da Educação. As iniciativas escolares e o encontro de diferentes grupos no espaço de convivência, a sala de aula, produziram negociações, tensões e demandas aos professores.
- ItemOs momentos de formação docente no interior do grupo escolar Farroupilha/RS (1944-1949): “era um momento também onde a gente fazia um estudo das dificuldades, ou das ideias novas, modernas”(2019) LUCHESE, Terciane Ângela; FERNANDES, Terciane ÂngelaO texto resulta de uma pesquisa que buscou compreender o processo histórico educacional do Grupo Escolar Farroupilha, entre os anos de 1927 a 1949, dando ênfase ao estudo dos sujeitos e das práticas escolares produzidas em seu cotidiano. Assim, o objetivo deste artigo é conhecer e compreender os momentos de formação docente, ocorridos no interior dessa instituição, durante a década de 40 do século XX. Entre as fontes consultadas estão documentos produzidos pela própria instituição, preservados no arquivo do Colégio Estadual Farroupilha (Farroupilha/RS), analisados à luz da História Cultural. Os resultados apontam para a importância desses momentos destinados a formação em serviço, uma vez que contribuíram para o aprendizado e para a discussão de novas ideias com base nos princípios, finalidades, ideais, práticas e métodos fundamentados pelas concepções da Escola Nova que orientaram a reforma educacional no Rio Grande do Sul e o trabalho desenvolvido pelo CPOE/RS.