Navegando por Autor "LIMA, Iranete Maria da Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemLicenciatura em educação do campo: elementos estruturantes de cursos que integramas ciências da natureza e a matemática(2023) LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva; WAGNER, Débora Regina; KHIDIR, Kaled SulaimanO artigo tem como centro de interesse identificar elementos estruturantes de cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), tomando por base os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) que integram as Ciências da Natureza e aMatemática. Para isso, ancora-se em estudos sobre a Educação do Campo e particulariza os princípios e fundamentos da LEdoC como política pública de formação de professores para atuarem, prioritariamente, em escolas do campo. Trata-se de uma análise documental, cujo corpusé constituído pelos PPC de cinco cursos implantados em universidades públicas de diferentes regiões brasileiras, examinados à luz das seguintes categorias: formação em alternância, formação integradora e formação emancipatória. Os dados analisados mostram que, ainda que partam da mesma base, as propostas dos cursos são diferenciadas no que concerne aos objetivos e à organização das matrizes curriculares, resultados que estão em consonância com os princípios da Educação do Campo e preconizam uma formação que atenda as especificidades de cada território. Características das formações em alternância, integradora e emancipatória são encontradas, com maior ou menor explicitação, nas cinco propostas analisadas e configuram-se em princípios fundantes, de maneira prescritiva, dos cursos que integram as Ciências da Natureza e a Matemática.
- ItemRecursos de um professor para ensinar matemática em uma escola do campo no período pandêmico(2023) SOUSA, Edson Carlos Sobral de; ROCHA, Cristiane de Arimatéa; LIMA, Iranete Maria da SilvaEste artigo, ancorado nos estudos sobre a Educação do Campo e na Abordagem Documental do Didático, traz uma pesquisa de iniciação científica que objetivou caracterizar os recursos utilizados por um professor para ensinar matemática em uma escola do campo no período pandêmico e suas possíveis relações com a Educação do Campo. Na coleta de dados utilizaram-seos seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada com o professor; construção de uma representação esquemática dos recursos empregados por ele e acompanhamento de uma aula realizada de forma remota e de forma presencial, observando-se as recomendações das autoridades sanitárias no período pandêmico. Os resultados da pesquisa mostram a diversidade de recursos ‒ predominantemente do tipo material ‒ que foram usados. Nas aulas remotas o professor utilizou, prioritariamente, recursos digitais ‒ que se tornaram quase um imperativo para o ensino nesse período e com os quais ele demonstrou afinidade ‒, como as videoaulas que produzia e o aplicativo WhatsApppara enviar outros expedientes e comunicar-se com os estudantes que tinham acesso à internet. Contudo, para aqueles cujo acesso era precário ou inexistente ‒ em maioria os que habitavam na área rural ‒ ele produzia apostilas impressas com as explicações dosconteúdos das videoaulas. Mesmo que a relação dos recursos usados pelo professor com a Educação do Campo não seja explícita em suas respostas, destaca-se que ele produziu, selecionou e utilizou instrumentos como as visitas domiciliares, caracterizados como não materiais, para atender as necessidades específicas dos estudantes camponeses durante a pandemia