Navegando por Autor "LEITE, Carlinda"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAvaliação das aprendizagens: uma análise de produções acadêmicas brasileiras (2006-2020)(2022) TEODORO, Eliane; LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa; MARINHO, PauloA avaliação das aprendizagens e as suas (re)configurações conceituais têm acompanhado transformações político-educativas e sociais. Tendo esta situação por base, foi realizado um estudo que teve como objetivo mapear a produção acadêmica brasileira de Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado, de 2006 a 2020, focadas nas relações entre políticas públicas de educação, concepções e práticas de avaliação. Os dados apontam para influências exercidas pelos organismos internacionais na definição das políticas da educação, traduzidas nas concepções de avaliação postuladas nos documentos oficiais e no distanciamento entre o que tem sido instituído, a concepção e as práticas efetivadas.
- ItemCurrículo e Avaliação da Aprendizagem: Políticas e Práticas na sua relação com a Melhoria(2019) LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa; MARINHO, PauloPolíticas de educação e de avaliação das aprendizagens têm seguido distintos sentidos, embora, de um modo geral, todas justificadas para promoverem melhorias, face ao reconhecimento da complexidade que atravessa a sociedade em geral, e os sistemas educativos em particular. Neste contexto, o currículo e a avaliação têm sido sujeitos a mudanças que provocam tensões em muitos dos agentes educativos, tanto por contrariarem concepções existentes, quanto por implicarem novas formas de ação. Os processos exigidos convivem com conflitos paradigmáticos, forjados em dicotomias discursivas e conceituais pautadas por ordens e lógicas curriculares e de avaliação hegemônicas que pouco têm contribuído para a institucionalização de práticas promotoras de melhoria organizacional, profissional e das aprendizagens dos alunos.
- ItemCurrículos de formação de professores: o poder de agência em questão(2022) MELO, Maria Julia Carvalho de; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de; LEITE, CarlindaEste artigo resulta de uma pesquisa realizada no agreste pernambucano que se inscreve no debate nacional sobre currículos de formação de professores, elegendo como problemática as possibilidades de um processo formativo contribuir com o desenvolvimento do poder de agência dos professores. Como aporte teórico, baseia-se na compreensão de que a agência não é algo que se tem, mas que se alcança, e de que os programas de formação de professores precisam conceber um processo de ensino e aprendizagem que permita aos estudantes, futuros docentes, se desenvolverem para além de executores de determinações externas a eles. Do ponto de vista metodológico, é adotada a teoria do discurso a partir de um registro analítico que nega todo e qualquer fundamento apresentado como último. Nesta orientação, são analisados projetos curriculares de quatro cursos de licenciaturas provenientes de uma universidade federal, localizada no agreste pernambucano, inserindo-os em sua condição histórica e contingencial. A análise dos dados recolhidos aponta o reconhecimento do currículo como espaço de integração não-linear entre o lócus de formação e o de atuação profissional, integração fabricada em projetos de formação que buscam romper com formas tradicionais e que encorajam o recurso a práticas reflexivas e de decisão curricular.
- ItemPolíticas de currículo em Portugal: Concepções e práticas(2019) SANTOS, Adriana Cavalcanti dos; LEITE, CarlindaO artigo analisa posições de gestores de Agrupamentos de Escolas de Portugal, envolvidos na implementação da política que concebe o currículo prescrito a nível nacional como um projeto que tem de ser reconfigurado em cada escola. O corpus de análise são entrevistas analisadas pela técnica de análise de conteúdo que mostrou que estes entrevistados aderem aos princípios de autonomia e de flexibilidade curricular, tanto no planejamento das ações docentes como na vivência das práticas curriculares, por considerarem que eles proporcionam uma ressignificação do currículo nacional. No entanto, nessa concretização, sentem dificuldades que advêm de medidas políticas que não se articulam entre si.