Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "KAVALEK, Débora Schmitt"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação, organização e resistência: o seminário integrador na educação do campo e a complexidade do conhecimento em torno de um eixo integrador
    (2021) KAVALEK, Débora Schmitt; REIS, Ariele Maria Santos dos
    Para dar sentido aos trabalhos do Tempo Comunidade do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, foi proposta a integração dos conteúdos das disciplinas a um eixo integrador. Baseando-se em Freire (1987, 1996) e Morin (1999, 2004), e, através de relato deexperiência, narra-se a implementação do Seminário Integrador, como forma de integrar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre ao eixo “Educação, Organização e Resistência”. Os educandos operacionalizaramuma ação coletiva e dialógica, relacionando as atividades propostas no Tempo Universidade e no Tempo Comunidade. A pesquisa aborda e demonstra a complexidade do conhecimento e as distintas linguagens de cada área em torno de um mesmo eixo integrador.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Potencialidades de um curso pré-universitário popular frente ao conhecimento pedagógico de conteúdo na formação inicial de docentes
    (2023) KAVALEK, Débora Schmitt
    Assumindo grande importância na trajetória acadêmica dos estudantes, a extensão universitária fortalece a relação e troca de saberes entre universidade e comunidade. O estudo em questão aborda as potencialidades de um curso pré-universitário popular em relação ao conhecimento pedagógico de conteúdo, formação inicial de docentes e diálogo entre a universidade e a sociedade. Objetiva discutir a extensão universitária a partir de um estudo de caso que aborda a experiência de curso pré-universitário realizado nas instituições de ensino estaduais onde funcionam os Colégios Universitários da Universidade Federal do Sul da Bahia, vinculada ao desafio do período pós-pandemia. Embasado em princípios da educação popular de Freire e em estudos de Lee Shulman e Tardif, este estudo explora as diferentes contribuições desta ação para os conhecimentos pedagógicos do conteúdo (formação docente) e a reinvenção da universidade, tendo compromisso com a transformação social e a democratização do conhecimento.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão