Navegando por Autor "HOFF, Sandino"
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- ItemA condição social e educacional das mulheres no Brasil colonial e imperial(2005) KNONKEL, Eliane Nilsen; CARDOSO, Maria Angélica; HOFF, SandinoA história da opressão/resistência da mulher no período colonial e imperial do Brasil é o objeto deste estudo; é abordada como um fenômeno singular que tem suas raízes na universalidade da produção material da vida que fornece as condições para a violência e o poder. A divisão do trabalho familiar tem sua chave explicativa na divisão do trabalho a produzir riquezas e bens, protegidos por leis e por instrumentos potentes que mantinham a dominação. Com o desenvolvimento das forças produtivas, originou-se, também, uma nova consciência social, uma nova ideologia que propunha a liberdade de ir e vir. As mulheres resistiram à violência e à submissão por meio da palavra falada e impressa e começaram a ser ouvidas e lidas à medida que afloram as idéias de igualdade, utilizando mais a força da política do que a das armas, mais a fala do que a agulha. A educação escolar colaborou com as forças sociais que propuseram mudanças familiares e sociais.
- ItemA condição social e educacional das mulheres no Brasil Colonial e Imperial(2005) KONKEL, Eliane Nilsen; CARDOSO, Maria Angélica; HOFF, SandinoThe history of the opression/resistance of the woman in the colonial and imperial period in Brazil is the object of this study. It is boarded as a singular phenomenon that has its roots in the universality of the material production of life that supplies the conditions to the power and the violence. The division of the familiar work has its explaining key in the division of the work to produce wealth and means, protected by laws and powerful instruments that keep the domination. The women had resisted the violence and the submission with the oral and printed word as instrument and they had started to be heard and read to the measure that the equality ideas arose, using more the force of the politics than of the weapons, more the speech than the needle. The school education collaborated with the social forces that proposed familiar and social changes.
- ItemA educação escolar de Santa Catarina no período do ciclo da erva-mate(2007) MAFRA, Antônio Dias; CARDOSO, Maria Angélica; HOFF, SandinoNeste artigo, investiga-se a história da produção escolar que se realizou na região da coleta e da industrialização da erva-mate, no estado de Santa Catarina, entre os anos de 1880 e 1920. O estudo tem por lócus o litoral norte e o planalto norte e do estado, onde se situavam a coleta e o beneficiamento da erva-mate. A força não-material da educação escolar utilizou referências e experiências da produção material e se apropriou de métodos e instrumentos adequados ao trabalho de ensino. O objeto de estudo é a investigação das políticas públicas catarinenses e da organização do trabalho didático da instrução primária que seguiu a modernização da instrução pública de São Paulo com a instalação de grupos escolares. Os dados foram levantados na Coleção de Leis do governo catarinense, nas correspondências dos presidentes e dos diretores gerais da instrução pública, nos relatórios governamentais e nos documentos das indústrias ervateiras. Concluiu-se, pela análise da modernização educacional, mediante os grupos escolares, e pelas lutas para superar as contradições, que se travaram na sociedade civil e no estado.
- ItemEntrevista ao professor Héctor Rubén Cucuzza(2007) HOFF, Sandino; SOPELSA, OrtenilaO professor e pesquisador Héctor Rubén Cucuzza (HC) é um dos mais importantes historiadores da educação da América Latina. Tem muitas obras publicadas, resultados de investigações, estas realizadas sempre em grupos de pesquisa. Participou da criação de grupos nacionais de investigação no Brasil e na Argentina, por exemplo, a Sociedade Argentina de História da Educação (SAHE), da qual foi o primeiro presidente.
- ItemHistória das idéias pedagógicas no Brasil(2005) PERAZOLLI, Aline; ROCHA, Maristela Ferreira da; HOFF, SandinoA interrogação sobre a história da educação no Brasil, as idéias educacionais componentes e o lugar a ela conferida na pesquisa e no ensino universitário constitui-se no tema central do livro História das idéias Pedagógicas no Brasil, elaborado a partir dos resultados da investigação conduzida pelo autor com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Cobre o conjunto de idéias pedagógicas no Brasil desde 1549 até nossos dias. O professor Saviani é formado em Filosofia pela PUC − SP, é doutor em Filosofia da Educação (PUC − SP) e livre-docente em História da Educação (UNICAMP, 1986), tendo realizado “estágio sênior” na Itália em 1994–1995. Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da Unicamp e Coordenador Geral do Grupo Nacional de Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – Histedbr”.
- ItemLevantamento e catalogação das fontes primárias e secundária da educação brasileira localizada no Estado do Paraná: o itinerário do HISTEDBR-PR(2003) GUHUR, Jean Vincent Marie; MACHADO, Maria Cristina Gomes; HOFF, Sandino