Navegando por Autor "HETKOWSKI, Tânia Maria"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemApresentação(2016) HETKOWSKI, Tânia Maria; DANTAS, Tânia ReginaO Dossiê número 47 da Revista da FAEEBA é dedicado à temática sobre Pro-gramas de Pós-Graduação, com ênfase nos Mestrados Profissionais em Educação (MPE), apresentando um panorama da pós-graduação stricto sensu nesta modalidade. Considerando os avanços nas discussões desta modalidade profissional na área de Educação, bem como a necessidade de ampliar as reflexões acerca dos pressupostos teóricos e metodológicos, o Dossiê que compõe a Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade/UNEB objetiva mostrar o percurso da normatização e da legiti-mação dos Mestrados Profissionais (MP) no Brasil, bem como os desafios enfrentados à sua criação e efetivação na área de Educação. Tais desafios emergem a partir do Parecer CFE nº 977/65, de 03 de dezembro de 1965, conhecido como Parecer Newton Sucupira, marco referencial para a criação e consolidação da Pós-Graduação em todo o território brasileiro, destacando as Portarias nº 47, de 17 de outubro de 1995; nº 80, de 16 de dezembro de 1998; nº 07, de 22 de junho de 2009 e; Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009, as quais normatizam, legitimam e incentivam a implantação de MP em todas as áreas de atuação, incluindo as perspectivas e possi-bilidades na área de Educação.
- ItemMestrados profissionais: a itinerância da área de educação e os legados da Universidade do Estado da Bahia(2016) HETKOWSKI, Tânia Maria; DANTAS, Tânia ReginaEste artigo apresenta a itinerância e os legados dos Programas de Pós-Graduação em Educação, na modalidade profissional, que são ofertados no Departamento de Educação, Campus I, da Universidade do Estado da Bahia. Objetiva, primeiramente, rememorar a criação dos Mestrados Profissionais no Brasil, a fim de destacar a sua trajetória, legitimação e consolidação em todo o território brasileiro e, posteriormente, demonstrar as principais características dos dois programas: Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) e Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Do ponto de vista metodológico, este é um trabalho descritivo, com destaque para alguns dados quantitativos e qualitativos, coletados para embasá-lo, que se subsidia na legislação que ampara a criação e a implantação desses programas, que visa promover uma reflexão sobre as políticas públicas no campo da pós-graduação em educação, chamando atenção para a relevância de ofertar esses cursos, especificamente nesta modalidade, sobretudo para os professores e gestores da educação básica, principais protagonistas e demandantes destes cursos. Autores como Cevallos e Passos (2012), Ribeiro (2006), André (2001), Nóvoa (2009), Machado (2009), Haddad e Di Pierro (1999) e Flecha (1999) dialogam com as pesquisadoras na análise dos dados. Os resultados mais evidentes são decorrentes de práticas educativas inovadoras, dos trabalhos de curso realizados pelos estudantes, incremento da pesquisa educacional, dados novos e informações atualizadas sobre educação, tecnologia, gestão e Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como novas metodologias e artefatos tecnológicos que são impulsionados pelas investigações realizadas por discentes com a orientação dos docentes credenciados nos referidos programas.
- ItemPrática instituinte mediada pelos ambientes interativos(2004) HETKOWSKI, Tânia MariaThis article is resulted of an research-action, which involved a representative and qualitative sampling of 145 participants (students-teachers registered on the courses of graduation and masters of Universidade do Oeste de Santa Catarina/UNOESC). The objectives of this proposal had been: To explore the movement of the pedagogical culture that involves interactives environments, mediated by Information and Communications Technologies (ICT); To construct a collective dynamics for taking of conscious to changing of the established school culture. The research demonstrates that interactive environments, mediated by ICT, designate proper movements between participants, all at once the virtual space increase the voices, the feelings, the speeches and the modifications of collective conscious.