Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "GUIMARÃES, Marcos Denilson"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O uso de materiais de Desenho lidos em Anuários de ensino de São Paulo (1907-1920)
    (2019) GUIMARÃES, Marcos Denilson
    In this paper the aim was to identify what kind of teaching materials are recommended and how they are used in school activites associated with the teaching Drawing in the primary and normal courses of São Paulo. For this, the "Anuários de Ensinode São Paulo" (1907-1920) were examined. The theoretical references came from to texts produced by historians of Education referring to the method of intuitive teaching. As a result, it was possible to verify that paper, pencil, colored pencils and blackboard were the main supports responsible for tacklig to the passage of perception / imagination to the concretization / realization of the idea, that is, of drawing. Overall, the associated task was to favor the student's personal and creative sketch through the development of his faculties of observation and imagination.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Uma história das mobilizações das medidas no contexto das finalidades de Desenho
    (2020) TRINDADE, Deoclecia de Andrade; GUIMARÃES, Marcos Denilson
    Sob a perspectiva da história da educação matemática, este texto apresenta os resultados de um estudo que teve como questão norteadora discutir como as medidas podem ter sido mobilizadas no contexto das finalidades de ensino de Desenho para o curso primário paulista, no período de 1890-1950. Para isso, tomaram-se como base para análise os programas de ensino de São Paulo promulgados à época e os resultados apresentados pelas pesquisas de Guimarães (2017) e Trindade (2018). Nesse sentido, orientaram a análise os referenciais teórico-metodológicos da história cultural. Pelo exame, a mobilização das medidas ligada ao contexto das finalidades de ensino de Desenho, de modo a garantir a representação de desenhos geométricos e/ou do natural, se dava prioritariamente e implicitamente com ênfase numa medida intuitiva, conferida e associada ao desenvolvimento de habilidades manual e visual, seja ligada à reprodução de figuras geométricas, seja à cópia de modelos da natureza e/ou manufaturados.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão