Navegando por Autor "GRACINO, Eliza Ribas"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA pandemia e a educação na escola pública: a dualidade do ensino e a diferença das classes sociais(2021) GRACINO, Eliza Ribas; SILVA, Rosiane Machado da; VAZ, Joana D Arc; LEAL, Sandra do Rocio FerreiraEste artigo busca responder a questões referentes aos impactos do “ensino remoto” em uma escola pública de educação básica na cidade de Ponta Grossa, no Estado do Paraná. Utiliza-se da análise documental nos repositórios da instituição de ensino, levantando, a partir desses documentos, as principais dificuldades dessa nova modalidade de ensino para a educação básica decorrentes da pandemia causada pelo COVID-19. Para alcançar o objetivo traçado referente à análise das contradições existentes na proposta do “ensino remoto", discorre-se sobre questões relacionadas às políticas educacionais aplicadas às escolas para a validação do ano letivo no modelo remoto. Foram tratados alguns dos muitos desafios impostos aos docentes e à comunidade escolar no processo de ensino e aprendizagens remoto. Conclui-se que há um descompasso entre as propostas e a realidade emergente da escola para as classes populares em relação às elites sociais que, historicamente, se beneficiam dos serviços prestados pelo Estado, movidas pelos ideais capitalistas, consolidando o ensino dual.
- ItemAs contribuições do grupo de estudo e de pesquisa “História, Sociedade e Educação” dos Campos Gerais-PR: à historiografia regional e brasileira(2023) VANTITIA, Felismina João Baptista; GRACINO, Eliza Ribas; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; MANUEL, Amone AlfredoO objetivo deste trabalho é socializar os resultados da pesquisa sobre a produção colaborativa do grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil, dos Campos Gerais-PR (HISTEDBR Campos Gerais) - grupo composto por professores e por acadêmicos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado), sediado na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tendo como parceira a Universidade Rovuma, desde o ano de 2021, o grupo tem buscado expandir seus estudos, pesquisas e atividades, visando compreender a história da educação na região dos Campos Gerais, no Brasil e em Moçambique, por meio da totalidade histórica. O objetivo foi perseguido a partir da análise das teses e das dissertações produzidas pelo grupo, olhando, nestes trabalhos, para seus perfis e para as suas colaborações à história da educação regional e brasileira entre os anos de 1990-2022. Quanto à metodologia, caracteriza-se como pesquisa qualitativa, de cunho exploratório-descritivo, apoiado em base documental. A coleta de dados foi realizada por meio da busca no Banco de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), lócus do grupo, bem como no cadastro dos currículos dos pesquisadores, na Plataforma Lattes. O trabalho se torna relevante devido à importância do grupo para o levantamento e catalogação das fontes primárias e secundárias das Instituições Escolares de seu âmbito de estudos e, assim, melhor compreendendo a educação regional, brasileira e moçambicana. Os dados coletados pelo grupo são socializados por meio do Centro de Documentação da História da Educação no Paraná (CDHISTEDPR).
- ItemO paradoxo da escolarização do negro no século XIX: a necessidade de mão de obra qualificada versus os interesses da elite(2017) GRACINO, Eliza RibasNASCIMENTO, Maria Isabel Moura. O negro, da senzala para escola: a educação nos congressos agrícolas do Rio de Janeiro e de Pernambuco (1878). Curitiba, PR: Atena, 2017. Resenhado por: Eliza Ribas Gracino