Navegando por Autor "GONÇALVES, Amanda Melchiotti"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAvaliação em larga escala e base nacional comum curricular (BNCC): dimensões da política de contenção e liberação no Brasil(2020) GONÇALVES, Amanda Melchiotti; GUERRA, Dhyovana; DEITOS, Roberto AntonioEste artigo tem o objetivo de desenvolver uma reflexão acerca da avaliação em larga escala, a partir da BNCC (2017; 2018), como uma dimensão da política de contenção e de liberação no Brasil.
- ItemBanco Mundial: pandemia de Covid-19 e educação no Brasil(2022) IIJIMA, Mayara Haruka Watanabe; GONÇALVES, Amanda Melchiotti; GUERRA, Dhyovana; ZANARDINI, Isaura Monica SouzaEste artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca das perspectivas e orientações para a educação anunciadas por meio do Banco Mundial no contexto da pandemia de COVID-19 e procura responder à questão: em quais pressupostos se baseiam as proposições do Banco Mundial para a educação diante do contexto de pandemia de COVID-19? As considerações aqui apresentadas resultam de uma pesquisa bibliográfica e documental cuja abordagem é qualitativa. Para a análise foram selecionados dois relatórios do Banco Mundial que tratam sobre os impactos da pandemia de COVID-19 na formação de capital humano e sobre a formulação de Políticas Públicas considerando o atual período de crise sanitária. Os relatórios são: COVID-19 No Brasil: Impactos e Respostas de Políticas Públicas (2020) e Agindo agora para proteger o capital humano de nossas crianças (2021). As reflexões, mesmo diante de uma crise sanitária, apontam para a continuidade das proposições da década de 1990, sobre o alívio da pobreza e no qual a educação deve ser a promotora de qualificação, de formação de capital humano flexível para a economia globalmente dependente.