Navegando por Autor "GOMES, Lisandra Ogg"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA infância no fio da navalha: construção teórica como agir ético(2018) PEREIRA, Rita Ribes; GOMES, Lisandra Ogg; SILVA, Conceição Firmina SeixasThe debate on ethics in Human and Social Science research, particularly research concerning children, is an important theme in the Brazilian context. The study of the conditions under which researchers interact with subjects participating in the research has also played a central role. Given this focus, our intention is to bring to the center of the debate the ethical dimension present in the theory itself. That is, our intention is to conceive theory as an ethical action. We assume that research in the Human Sciences always involves an other, even when no fieldwork is involved, or in what the systematized knowledge by humanity already offers us as a perspective, or in what we inaugurate with our own thinking. To think in this sense is an ethical action, in so far as it implies the other and the adoption of a position with respect to this other. Who is the other-child for childhood researchers? What ethical implications are necessary when we put ourselves to think about childhood? Why think of childhood? For what purpose? What is the place of children in the theory we produce about them? In this paper, we pursue these questions based on the tension that exists between participation and guardianship, protection and authorship. In addition we will reflect on experiences of alterity between children and adults in social life that are put in check in the theoretical make, since theorizing implies not only describing the social world, but also reinstating it.
- ItemAssumir a infância e a educação como prioridades (apresentação)(2020) GOMES, Lisandra Ogg; VOLTARELLI, Monique AparecidaNos dias de hoje, que rosto o mundo das coisas tem voltado para as crianças? Que relações novas e incoerentes as crianças têm (re)estabelecido com o mundo e as pessoas? Que mundo as crianças têm formado que ainda não conhecemos? Esse mundo, das coisas e pessoas, assumiu a infância e a educação como prioridades?
- ItemItália e Brasil em isolamento: contexto para silenciamento das crianças pequenas?(2020) GOMES, Lisandra Ogg; CORREIA, Maria Aparecida Antero; MESSETTI, GiuseppinaPara a infância e as crianças, sobretudo as pequenas, o isolamento e seu silenciamento são constantemente prescritos, dada sua condição de minoria social, algo que é ampliado em momentos de crise. Isso ocorreu na crise pandêmica, as crianças da Itália e do Brasil foram isoladas e, tanto aqui como lá, as escolas de educação infantil foram fechadas. A partir de dados documentais e da produção acadêmica, o objetivo deste artigo é apresentar um panorama deste momento e as diferenças entre os procedimentos adotados nos dois países, considerando o sistema italiano de Early childhood education and care (ECEC) e a educação infantil brasileira.
- ItemParticipação social das crianças diante de cenários de crise: uma conversa com Maria Letícia Nascimento(2020) VOLTARELLI, Monique Aparecida; GOMES, Lisandra OggMaria Letícia Barros Pedroso Nascimento é professora livre docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), pela qual se graduou em pedagogia e fez mestrado e doutorado em educação. Em 2014 concluiu seu pós-doutorado no campo da sociologia da infância na University of Sussex, UK. Desde 2010 coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI), vinculado à USP. Nesta entrevista, ocorrida em julho de 2020, tratamos da participação social das crianças diante deste cenário de crise, refletindo sobre os desafios, as tensões e os impactos para as crianças e o campo da infância.
- ItemUm convite ao lúdico! Perspectivas teóricas e formação docente(2022) LEITE FILHO, Aristeo Leite; GOMES, Lisandra Ogg; PEREIRA, Rita Marisa RibesO objetivo deste texto é analisar o conceito de lúdico e problematizar os sentidos da cultura lúdica para a formação de professores. As reflexões e questões proposta aqui são fruto de nossa experiência de docência compartilhada na disciplina O lúdico e a Educação Infantil no curso de Pedagogia de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro. Inicialmente, apresentaremos algumas perspectivas teóricas sobre o lúdico e a cultura lúdica, entendidos como dimensão humana e constituintes da subjetividade. Em seguida, problematizaremos suas possibilidades e limites no contexto das sociedades capitalistas, ressaltando seus atravessamentos nas relações entre infância e adultez. Por fim, trataremos da concepção de cultura lúdica no contexto escolar, ressaltando sua relevância na formação de professores e no trabalho pedagógico com crianças.