Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FREITAS, Charles Lamartine de Sousa"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A influência da concepção de educação grega na constituição histórica da paideia cristã
    (2018) FREITAS, Charles Lamartine de Sousa
    Neste artigo, pretendemos abordar os elementos educacionais da Grécia antiga, fundamentais tanto para a formação e o desenvolvimento da cultura ocidental como para a constituição da paideia cristã da antiguidade. Destacamos como a idealização do épos deu lugar à formação do cidadão a partir do ideal de uma areté política que, no período helenístico, tendo seu apogeu na pólis grega, vai ser alternado por outros valores mais ligados à individualidade. Nesse sentido, consideramos que a paideia grega, em seus diferentes momentos, vai ser elemento chave para a construção de uma paideia cristã. Esta, por sua vez além de sintetizar elementos universalistas do pensamento grego, se nutre de um tempo oportuno, de um kairós para expandir a mensagem cristã oriunda das promessas da religião judaica de um messiah para a universalidade dos homens, cuja expressão vai ser fundamental para a construção dos valores da sociedade ocidental.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação e direitos humanos: o valor da escola na trajetória de adolescentes privados de liberdade
    (2020) FREITAS, Charles Lamartine de Sousa; RAMOS, Rosilene da Costa Bezerra
    Pesquisa no campo da política pública educacional voltada ao adolescente autor de ato infracional. Este artigo origina-se de um trabalho de mestrado desenvolvido no Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Buscou-se investigar e analisar a percepção de adolescentes privados de liberdade sobre o papel da escola em sua vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da metodologia (Auto)biográfica, cujos dados foram construídos por análise de documentos e entrevista semiestruturada. Constatou-se a experiência escolar permeada pela exclusão, mas percebida como importante para a construção de um projeto de vida após a saída da instituição.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão