Navegando por Autor "FREITAS, Charles Lamartine de Sousa"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA influência da concepção de educação grega na constituição histórica da paideia cristã(2018) FREITAS, Charles Lamartine de SousaNeste artigo, pretendemos abordar os elementos educacionais da Grécia antiga, fundamentais tanto para a formação e o desenvolvimento da cultura ocidental como para a constituição da paideia cristã da antiguidade. Destacamos como a idealização do épos deu lugar à formação do cidadão a partir do ideal de uma areté política que, no período helenístico, tendo seu apogeu na pólis grega, vai ser alternado por outros valores mais ligados à individualidade. Nesse sentido, consideramos que a paideia grega, em seus diferentes momentos, vai ser elemento chave para a construção de uma paideia cristã. Esta, por sua vez além de sintetizar elementos universalistas do pensamento grego, se nutre de um tempo oportuno, de um kairós para expandir a mensagem cristã oriunda das promessas da religião judaica de um messiah para a universalidade dos homens, cuja expressão vai ser fundamental para a construção dos valores da sociedade ocidental.
- ItemEducação e direitos humanos: o valor da escola na trajetória de adolescentes privados de liberdade(2020) FREITAS, Charles Lamartine de Sousa; RAMOS, Rosilene da Costa BezerraPesquisa no campo da política pública educacional voltada ao adolescente autor de ato infracional. Este artigo origina-se de um trabalho de mestrado desenvolvido no Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Buscou-se investigar e analisar a percepção de adolescentes privados de liberdade sobre o papel da escola em sua vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da metodologia (Auto)biográfica, cujos dados foram construídos por análise de documentos e entrevista semiestruturada. Constatou-se a experiência escolar permeada pela exclusão, mas percebida como importante para a construção de um projeto de vida após a saída da instituição.