Navegando por Autor "FRANÇA, Robson Luiz de"
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- ItemEducação e política na obra de V. I. Lênin(2022) LUCENA, Carlos Alberto; BORGES NETTO, Mário; FRANÇA, Robson Luiz de; SANTOS, Adriana Cristina Omena dosEste ensaio discorre acerca da a indissociabilidade entre a educação e a política proposta na obra de Lênin. Recupera o contexto e a construção do socialismo russo como expressão das propostas concretas da emancipação de todo o proletariado explorado pelas formas reprodutivas do capital expressas no modo de produção capitalista. Nesse sentido, a educação é uma ferramenta política com dimensão educativa. Elaboramos nossas reflexões em dois períodos. O primeiro deles é relativo aos textos inerentes à pré Revolução de outubro de 1917, período em que Lênin define a tese à qual os comunistas constituirão a vanguarda do proletariado, assumindo a função tanto organizativa como formativa da classe. O segundo voltado a Lênin enquanto líder de Estado proletário, destacando a centralidade da unicidade entre a educação e a política. Objetivamos por fim, demonstrar a vitalidade e o legado do pensamento político revolucionário.
- ItemEntrevista - Educação em tempo integral no Brasil: rupturas, avanços, permanências e desafios de uma política pública no contexto escolar(2019) SOUZA, Ediléia Alves Mendes; PALAFOX, Gabriel Humberto Muñoz; SILVA, Maria Vieira; FRANÇA, Robson Luiz deNa presente entrevista, por meio do diálogo estabelecido com uma professora engajada na luta em defesa da educação pública, propõe-se a fazer uma análise a respeito da educação integral em tempo integral. Para tal abordou-se alguns dos principais aspectos que influenciam na implementação e desenvolvimento dessa política no contexto escolar brasileiro. As reflexões contribuem para fomentar a crítica em torno de concepções vigentes, da estrutura, da legislação, ressaltando-se rupturas, avanços e lacunas que ainda persistem. O balanço analítico em torno da experiência dos Ciep, no Rio de Janeiro nas décadas de 1980/1990, coloca em discussão os limites e desafios dessa política e ao mesmo tempo resgata-a enquanto possibilidade de melhoria do ensino público promovendo maior igualdade educacional visto que permite ampliar as experiências formativas dos alunos, sobretudo das camadas populares.
- ItemO regresso ao lar em tempos de pandemia: formas de trabalho e de educação em casa(2021) MELO, Sthéfany Araújo; FRANÇA, Robson Luiz deEm virtude da pandemia iniciada em 2019 pelo Coronavírus (Covid-19), o mundo se viu impelido a permanecer em isolamento social por um longo período, a fim de evitar aglomerações e consequente disseminação do vírus. Nessa época, foram necessárias alternativas que permitissem à sociedade a continuidade de suas atividades no âmbito residencial; para isso, o trabalho e a educação foram liberados a serem realizados remotamente. Este artigo fez parte de pesquisa para tese de Doutorado em Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e objetivou reunir as concepções de trabalho em casa, a partir de preceitos de Prost e Vincent (2009), e de educação em casa, permeando as ideias de Ensino Remoto Emergencial (ERE), Educação a Distância (EAD) e Educação Domiciliar. Apoiados em uma pesquisa bibliográfica e documental, o trabalho almejou problematizar a nova perspectiva do lar, enquanto ambiente de trabalho e de estudo, que, em tempos passados, foi bastante comum, assim como novamente se tornou em razão da Covid-19, caracterizando-se como um efeito bumerangue.