Navegando por Autor "FORNARI, Liége Maria Sitja"
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- ItemEditorial(2012) DANTAS, Tânia Regina; FORNARI, Liége Maria SitjaEstamos colocando à disposição do público e, especialmente, da comuni-dade acadêmica mais um número da Revista da FAEEBA-Educação e Con-temporaneidade, dentro de sua devida periodicidade, num momento em que a Comissão de Avaliação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, divulga na 35ª Reunião da ANPED o parecer dos periódicos da área de educação que se submeteram ao processo avaliativo desta instituição.Concernente a este periódico, o parecer da Comissão consolida a sua im-portância como revista científica na área de educação, destaca a qualidade dos artigos publicados, o caráter exógeno da publicação, a diversidade das temáticas abordadas, a observância da proposta editorial e reafirma a sua posição como veículo de divulgação da produção científica em educação no cenário nacional e internacional.
- ItemEditorial(2012) FORNARI, Liége Maria Sitja; DANTAS, Tânia ReginaMartin Heidegger elabora uma categoria fundamental para seu pensamento: o cuidado. No âmbito da relação consigo próprio, a escrita aparece como o cuidado estruturante na formação da subjetividade. A escrita é compreendida, dessa forma, como um dos eixos centrais em torno do qual gira a percepção e reflexão sobre si mesmo. O acesso à leitura e à escrita determina uma maneira singular de estar no mundo. Michel Foucault, recorrendo a Sêneca, afirma que “a leitura deve ser uma defesa contra a pobreza, a morte e outros flagelos”. Este número trata da reflexão sobre o cuidado com dois temas fundamentais no campo da Educação: a aprendizagem da leitura e da escrita de Jovens e Adultos e a formação docente.
- ItemEditorial(2014) DANTAS, Tânia Regina; FORNARI, Liége Maria SitjaO número temático 41 da Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade explo-ra um tema complexo e atual que se impõe ao debate acadêmico na contemporaneidade, abarcando o campo da neurociência cognitiva na área educacional. Oportunamente, esta publicação põe em destaque a relevância desse tema para a área de formação inicial e continuada de professores e, ainda, evidencia a necessidade de se incrementar a pesquisa nesse campo de conhecimento que possa contribuir decisivamente, dentre outros aspectos, para incluir esta discussão nas matrizes curriculares e fortalecer a prática pedagógica.O tema da cognição e da natureza da aprendizagem humana não é recente, tendo desafiado diversos pensadores desde a Grécia antiga. Entretanto, foi o surgimento da ciência cognitiva que proporcionou o aprofundamento dos principais temas desse novo campo, como a natureza da relação mente-cérebro, da linguagem e da mente, as pes-quisas em inteligência artificial e as contribuições desse conhecimento para as novas formas de cognição.
- ItemEditorial(2011) DANTAS, Tânia Regina; FORNARI, Liége Maria SitjaO número 36 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, dedicado ao tema “Educação e Ruralidades”, dá visibilidade ao debate aca-dêmico focado na problematização das tensões inerentes ao mundo rural em um cenário cultural urbanocêntrico, que vê o setor rural como um obstáculo à modernização. Ao debruçarem-se sobre a temática da “Educação Rural”, os autores aqui reunidos contribuem para qualificar o mundo rural valorizando sua especificidade e recusando as classificações dicotômicas que historicamente têm servido para desqualificar as dinâmicas sociais, políticas e culturais próprias do território rural.