Navegando por Autor "FONSECA, Ricardo Moreira dos Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemContribuições do psicopedagogo para alunos com TDAH no âmbito educacional(2023) PETRONILO, Keila Barbosa; RESENDE, Líbia Marivani Guimarães; MARINHO, Tânia Rosa Silva; FONSECA, Ricardo Moreira dos SantosO objetivo da pesquisa foi refletir sobre a contribuição do psicopedagogo no contexto educacional de alunos com TDAH. O TDAH é considerado como um transtorno mental, sendo um dos mais comuns na infância e na adolescência, caracterizado por desatenção, atividade motora excessiva e impulsividade. A metodologia utilizada nesse trabalho foi a pesquisa bibliográfica com auxílio de artigos e textos com fundamentação teórica, publicados virtualmente. A mesma, procurou compreender o seguinte problema: quais são as estratégias utilizadas pelos psicopedagogos para que as crianças com TDAH possam desenvolver em suas habilidades cognitivas no âmbito educacional? Portanto, justifica-se a importância da pesquisa pois, deve-se sempre ter um olhar psicopedagógico, seja através da presença do psicopedagogo ou pela formação dos educadores. A proposta não foi apresentar respostas prontas e muito menos mostrar os benefícios que essa área do conhecimento traz ao educador frente às necessidades pedagógicas das crianças, mas sim, qualificar seu trabalho através de intervenções ampliando as práticas frente ao “aprender” da visão escolar. Conclui-se através dessa pesquisa que é possível que as crianças com TDAH frequentem e aprendam em escolas de ensino regular, desde que tenham o acompanhamento com psicopedagogo. Mas para isso, é necessário que as escolas estejam preparadas com recursos materiais e humanos para manter a atenção desses alunos em sala de aula.
- ItemInovação na avaliação de desempenho no ensino superior com a metodologia do Net Promoter Score – NPS: análise dos indicadores do curso de pedagogia do Uniaraxá(2022) FONSECA, Maria Aparecida Dias Moreira dos Santos; FONSECA, Ricardo Moreira dos SantosEste estudo começou a partir de um questionamento sobre a ferramenta Net Promoter Score – NPS, como forma de inovação na avaliação do desempenho no ensino superior. A educação do nível superior no país destaca-se como um sistema diverso e complexo de instituições privadas e públicas que proporcionam uma inovação no campo da educação, mas para que isso ocorra com grande sucesso é preciso que ocorram desempenho e avaliação com ferramentas que demonstrem isso e apontem falhas no processo. Dessa forma, a avaliação e o desempenho precisam ser compreendidos como um processo de gestão, que busca constantemente avaliar e medir com eficácia os indicadores centrais de todo processo. O objetivo geral deste estudo visa apresentar indicadores de desempenho e resultados da aplicação no Net Promoter Score – NPS – em um Centro Universitário, como forma de fomentar a inovação da sua aplicabilidade na educação. Este estudo trata-se de um survey, quantitativo e exploratório, que apresentou como resultados que o NPS tem uma aplicabilidade efetiva na academia, proporcionando indicadores de desempenho para tomadas de decisão, através de uma aplicação de coleta de dados rápida e da mesma forma as análises de dados, o tornando inovativo para o meio acadêmico.