Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais
Araxá, MG
Este estudo começou a partir de um questionamento sobre a ferramenta Net Promoter Score – NPS, como forma de inovação na avaliação do desempenho no ensino superior. A educação do nível superior no país destaca-se como um sistema diverso e complexo de instituições privadas e públicas que proporcionam uma inovação no campo da educação, mas para que isso ocorra com grande sucesso é preciso que ocorram desempenho e avaliação com ferramentas que demonstrem isso e apontem falhas no processo. Dessa forma, a avaliação e o desempenho precisam ser compreendidos como um processo de gestão, que busca constantemente avaliar e medir com eficácia os indicadores centrais de todo processo. O objetivo geral deste estudo visa apresentar indicadores de desempenho e resultados da aplicação no Net Promoter Score – NPS – em um Centro Universitário, como forma de fomentar a inovação da sua aplicabilidade na educação. Este estudo trata-se de um survey, quantitativo e exploratório, que apresentou como resultados que o NPS tem uma aplicabilidade efetiva na academia, proporcionando indicadores de desempenho para tomadas de decisão, através de uma aplicação de coleta de dados rápida e da mesma forma as análises de dados, o tornando inovativo para o meio acadêmico.

This study started from a questioning about the Net Promoter Score - NPS tool, as a form of innovation in the evaluation of performance in higher education. Higher education in the country stands out as a diverse and complex system of private and public institutions that provide innovation in the field of education, but for this to occur with great success, performance and evaluation must occur with tools that demonstrate this and point out flaws in the process. Thus, evaluation and performance need to be understood as a management process, which constantly seeks to effectively evaluate and measure the central indicators of the entire process. The general objective of this study is to present performance indicators and results of the application in the Net Promoter Score - NPS - in a University Center as a way to foster innovation in its applicability in education. This study is a quantitative and exploratory survey, which presented as results that the NPS has an effective applicability in the academy, providing performance indicators for decision making through an application of fast data collection and in the same way the analysis of data, making it innovative for the academic world.
Net Promoter Score, Centro Universitário, Inovação, Avaliação de desempenho, Net Promoter Score, University Center, Innovation, Performance evaluation
FONSECA, Maria Aparecida Dias Moreira dos Santos; FONSECA, Ricardo Moreira dos Santos. Inovação na avaliação de desempenho no ensino superior com a metodologia do Net Promoter Score – NPS: análise dos indicadores do curso de pedagogia do Uniaraxá. Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais, p. 141-164. 2022. Disponível em: https://ojs.uniaraxa.edu.br/index.php/evidencia/article/view/852/946. Acesso em: 2024-07-17
DOI