Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FISCARELLI, Silvio Henrique"

Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Engajamento de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no uso de Objetos de Aprendizagem
    (2022) FISCARELLI, Silvio Henrique; UEHARA, Flavia Maria; MELO, Andressa Cristina Daderio de
    O presente artigo tem o objetivo de investigar se o uso de Objetos de Aprendizagem pode possibilitar o engajamento de alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamental nas atividades escolares. Nele serão empregadas as concepções que consideram a existência de três dimensões do engajamento: o engajamento comportamental, o engajamento cognitivo, e o engajamento emocional. A abordagem metodológica utilizada foi a da Pesquisa-ação e a coleta de dados foi realizada por meio do acompanhamento de aulas realizadas em um laboratório de informática de uma escola municipal localizada no interior do Estado de São Paulo e de entrevistas com as professorasparticipantes. De maneira geral, os resultados indicam que o uso de Objetos de aprendizagem é uma alternativa viável para promover o engajamento dos alunos nas atividades escolares. No entanto, a partir dos dados coletados, não foi possível compreender osmotivos que levaram alguns alunos a não se engajarem nas atividades, e por esse motivo, consideramos relevante a realização de pesquisas que investiguem os fatores que resultem em comportamentos desengajados durante o uso de Objetos de Aprendizagem
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental I
    (2016) MORGADO, Camila Lourenço; FISCARELLI, Silvio Henrique
    Diante das políticas educacionais que preconizam uma educação inclusiva que respeite e valorize todos os alunos, independentemente de suas características individuais, desenvolvemos um estudo para verificar como esse cenário é visto por um professor de escola comum que atua com um aluno com deficiência intelectual no Ensino Fundamental I. Para tanto utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa, como procedimento metodológico o Estudo de Caso e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O uso de objetos de aprendizagem no ensino fundamental: um estudo bibliométrico
    (2017) UEHARA, Flavia Maria; MONTEIRO, Maria Iolanda; MILL, Daniel Ribeiro Silva; FISCARELLI, Silvio Henrique
    Por essa razão, o presente artigo possui o objetivo de realizar um levantamento bibliográfico das teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação no Brasil com objetivo de investigar como a utilização de Objetos de Aprendizagem no contexto escolar, com alunos do ensino fundamental, vem ocorrendo e como está sendo discutida no país.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Objetos de aprendizagem e lousas digitais interativas: uma proposta de avaliação de objetos de aprendizagem para ensino de matemática
    (2016) FISCARELLI, Silvio Henrique; MORGADO, Camila Lourenço; FÉLIX, Monique Alves
    As atuais condições da sala de aula tendem a torna o processo de ensino-aprendizagem unidirecional e expositivo, tendo um impacto negativo na aprendizagem, direcionando as ações para uma aprendizagem mecânica e não significativa. Uma das possibilidades para melhorar a qualidade do ensino é inovar as metodologias e variar as formas de apresentação de informações para nossos alunos, como o uso da tecnologia no processo de ensino. A Lousa Digital Interativa (LDI) está entre as tecnologias que vêm sendo implantadas nas escolas brasileiras.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Tecnologias de Informação e Comunicação: investigação sobre contribuições de objetos de aprendizagem em processo de alfabetização e letramento
    (2020) MELO, Andressa Cristina Dadério de; PEREIRA, Ana Claudia Câmara; FISCARELLI, Silvio Henrique
    Nas últimas décadas, o Brasil tem proposto e implementado um conjunto de políticas públicas no âmbito da educação que propõem ações voltadas para o aprimoramento do processo de alfabetização, e estabelecem metas voltadas para a melhoria da qualidade na educação.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão