Navegando por Autor "FISCARELLI, Silvio Henrique"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEngajamento de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no uso de Objetos de Aprendizagem(2022) FISCARELLI, Silvio Henrique; UEHARA, Flavia Maria; MELO, Andressa Cristina Daderio deO presente artigo tem o objetivo de investigar se o uso de Objetos de Aprendizagem pode possibilitar o engajamento de alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamental nas atividades escolares. Nele serão empregadas as concepções que consideram a existência de três dimensões do engajamento: o engajamento comportamental, o engajamento cognitivo, e o engajamento emocional. A abordagem metodológica utilizada foi a da Pesquisa-ação e a coleta de dados foi realizada por meio do acompanhamento de aulas realizadas em um laboratório de informática de uma escola municipal localizada no interior do Estado de São Paulo e de entrevistas com as professorasparticipantes. De maneira geral, os resultados indicam que o uso de Objetos de aprendizagem é uma alternativa viável para promover o engajamento dos alunos nas atividades escolares. No entanto, a partir dos dados coletados, não foi possível compreender osmotivos que levaram alguns alunos a não se engajarem nas atividades, e por esse motivo, consideramos relevante a realização de pesquisas que investiguem os fatores que resultem em comportamentos desengajados durante o uso de Objetos de Aprendizagem
- ItemO processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental I(2016) MORGADO, Camila Lourenço; FISCARELLI, Silvio HenriqueDiante das políticas educacionais que preconizam uma educação inclusiva que respeite e valorize todos os alunos, independentemente de suas características individuais, desenvolvemos um estudo para verificar como esse cenário é visto por um professor de escola comum que atua com um aluno com deficiência intelectual no Ensino Fundamental I. Para tanto utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa, como procedimento metodológico o Estudo de Caso e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados.
- ItemO uso de objetos de aprendizagem no ensino fundamental: um estudo bibliométrico(2017) UEHARA, Flavia Maria; MONTEIRO, Maria Iolanda; MILL, Daniel Ribeiro Silva; FISCARELLI, Silvio HenriquePor essa razão, o presente artigo possui o objetivo de realizar um levantamento bibliográfico das teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação no Brasil com objetivo de investigar como a utilização de Objetos de Aprendizagem no contexto escolar, com alunos do ensino fundamental, vem ocorrendo e como está sendo discutida no país.
- ItemObjetos de aprendizagem e lousas digitais interativas: uma proposta de avaliação de objetos de aprendizagem para ensino de matemática(2016) FISCARELLI, Silvio Henrique; MORGADO, Camila Lourenço; FÉLIX, Monique AlvesAs atuais condições da sala de aula tendem a torna o processo de ensino-aprendizagem unidirecional e expositivo, tendo um impacto negativo na aprendizagem, direcionando as ações para uma aprendizagem mecânica e não significativa. Uma das possibilidades para melhorar a qualidade do ensino é inovar as metodologias e variar as formas de apresentação de informações para nossos alunos, como o uso da tecnologia no processo de ensino. A Lousa Digital Interativa (LDI) está entre as tecnologias que vêm sendo implantadas nas escolas brasileiras.
- ItemTecnologias de Informação e Comunicação: investigação sobre contribuições de objetos de aprendizagem em processo de alfabetização e letramento(2020) MELO, Andressa Cristina Dadério de; PEREIRA, Ana Claudia Câmara; FISCARELLI, Silvio HenriqueNas últimas décadas, o Brasil tem proposto e implementado um conjunto de políticas públicas no âmbito da educação que propõem ações voltadas para o aprimoramento do processo de alfabetização, e estabelecem metas voltadas para a melhoria da qualidade na educação.