Navegando por Autor "FIALHO, Lia Machado Fiuza"
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- ItemAbandono escolar, pobreza e fome: biografia de um jovem negligenciado(2020) FIALHO, Lia Machado Fiuza; AMORIM, Josabete Bezerra CacauObjetiva-se biografar um jovem em situação de rua na sua relação com as vivências de abandono escolar, fome e pobreza. Amparada teoricamente na história cultural do tempo presente, realizou-se um estudo científico por meio da metodologia da história oral biográfica. As narrativas orais do jovem evidenciaram uma família em situação de extrema pobreza, a vivência do abandono parental, o trabalho infantil, a evasão escolar após o ingresso tardio na educação formal e a drogadição. Esses aspectos culminaram no rompimento de vínculos parentais, na fome e na vida em situação de rua. O imediatismo da fome e a ausência de políticas públicas interventivas impossibilitava a constituição de um plano com vistas a um futuro melhor.
- ItemBiografia da educadora Josete Sales: reflexos da formação de professoras no Ceará(2020) FIALHO, Lia Machado Fiuza; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de; NASCIMENTO, Lorena Brenda SantosO estudo trata da educação formal e formação de professoras no Ceará a partir da biografia de uma educadora. Objetiva compreender a formação educativa e as contribuições tecidas pela professora Josete de Oliveira Castelo Branco Sales na constituição do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará. Para alcançar esse escopo, desenvolveu-se um estudo do tipo biográfico por meio da metodologia da História Oral, que viabilizou a realização de entrevistas livres para a coleta de narrativas orais – gravadas, transcritas, textualizadas e validadas. Constatou-se que Josete Sales obteve uma formação educacional diferenciada, possibilitada por ter condições financeiras que lhe proporcionaram prosseguimento nos estudos e pelo apoio familiar – da mãe, desde o ensino das primeiras letras, e do marido, que assumiu o revezamento no cuidado da casa e dos filhos –, rompendo padrões patriarcais e machistas. Sua educação formal perpassou por grupo escolar, telensino, escola normal e universidade; a educadora destacou-se como docente da referida Universidade cearense, em que coordenou a elaboração do projeto político-pedagógico do Curso de Pedagogia e foi idealizadora do Centro de Educação, fortalecendo a formação de professores cearenses. Sua biografia permitiu ampliar a compreensão acerca da História da Educação Feminina no Ceará e a constituição do Centro de Educação na Universidade Estadual do Ceará.
- ItemDocência no ensino superior: quais saberes mobilizar para formar professores?(2023) FIALHO, Lia Machado Fiuza; FRANÇA, Maria do Socorro Lima Marques; NASCIMENTO, Vanusa NevesNeste artigo, analisou-se saberes da docência, a fim de compreender quais deles são mobilizados na prática pedagógica no ensino superior, por serem considerados essenciais para a formação de professores em cursos de licenciatura. Produziu-se um estudo de abordagem qualitativa, cujos dados, coletados mediante um questionário on-line respondido por 25 professores dos cursos de licenciatura da Faculdade de Educação de Crateús da Universidade Estadual do Ceará, foram processados pelo software Iramuteq e interpretados à luz das prescrições analíticas de Bardin. Os resultados inferiram que, respectivamente, os saberes considerados mais importantes são: o conhecimento pedagógico, o conhecimento político, o conhecimento técnico-profissional e o conhecimento prático. Eles foram analisados levando em conta as quatro categorias emergentes: implementação dos saberes da docência; saberes da docência frente aos desafios do trabalho do professor; relevância dos saberes da docência; e aquisição e desenvolvimento dos saberes da docência. Concluiu-se que os saberes da docência, em sua pluralidade, para qualificar a práxis educativa, devem ser incentivados desde a formação inicial, aperfeiçoando-se continuamente.
- ItemEditorial: Educação & Formação, v. 3, n.7, jan./abr. 2018(2018) FIALHO, Lia Machado FiuzaEducação & Formação journal aims at the diffusion, the exchange, and the debates in the national and international educational field, especially on the themes of "Education" and "Teacher Education". The target audience for Educação & Formação is researchers in the field of education, teachers of basic and higher education, graduate students, and other professionals interested in these topics.
- ItemEducação & Formação - Apresentação set/dez 2019(2019) FIALHO, Lia Machado FiuzaEducação & Formação journal aims at the diffusion, the exchange, and the debates in the national and international educational field, especially on the themes of "Education" and "Teacher Education". The target audience for Educação & Formação is researchers in the field of education, teachers of basic and higher education, graduate students, and other professionals interested in these topics.
- ItemEducação & Formação, v. 3, n.8, mai./ago. 2018(2018) FIALHO, Lia Machado FiuzaEducação & Formação journal aims at the diffusion, the exchange, and the debates in the national and international educational field, especially on the themes of "Education" and "Teacher Education". The target audience for Educação & Formação is researchers in the field of education, teachers of basic and higher education, graduate students, and other professionals interested in these topics.
- ItemEducação & Formação, v. 4, n.1, jan./abr. 2019(2019) FIALHO, Lia Machado FiuzaEducação & Formação journal aims at the diffusion, the exchange, and the debates in the national and international educational field, especially on the themes of "Education" and "Teacher Education". The target audience for Educação & Formação is researchers in the field of education, teachers of basic and higher education, graduate students, and other professionals interested in these topics.
- ItemEducação & Formação, v. 4, n.11, mai./ago. 2019(2019) FIALHO, Lia Machado FiuzaEducação & Formação journal aims at the diffusion, the exchange, and the debates in the national and international educational field, especially on the themes of "Education" and "Teacher Education". The target audience for Educação & Formação is researchers in the field of education, teachers of basic and higher education, graduate students, and other professionals interested in these topics.
- ItemEducação e liberdade em Rousseau(2018) VASCONCELOS, José Geraldo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; LOPEZ, Tânia Maria RodriguesThis article aims to problematize democracy and freedom, themes that are central to the Rousseau's work, articulating them to politics and a model of libertarian education. Hermeneutically, it is desired a critical and dialectical course between libertarian education and philosophical questions. Even integrating the School of Modern Natural Law, Rousseau demonstrates that the emergence of property is an inequality producer. In this case, there is a need for an association pact that, by limiting the state of war,allows the transition from the state of nature to the civil state. Rousseau leaves the libertarian mark in the history of Philosophy and Education in reflecting on freedom and democracy. This philosophical impasse aroused by studying Rousseau (1995) allows us to infer that he was the philosopher who initiated a new pedagogical action, causing the subjective to be acclaimed, the fervent passions and the most intimate nature of the human being unveiled in all his masterly interiority.
- ItemHistória da educação de Água Doce, Maranhão: memórias dos professores (1990-2000)(2023) FIALHO, Lia Machado Fiuza; SILVA, Maria Gorete Cardoso da; SOUSA, Francisca Genifer Andrade deTrata-se de uma pesquisa cujo objetivo central foi compreender a história da educação de Água Doce, município localizado no interior do Maranhão, no período compreendido entre 1990 e 2000, sob a ótica de professores. O estudo é desenvolvido sob o amparo teóricos da história cultural e da história oral como metodologia. A coleta dos dados foi realizada mediante entrevistas livres com seis professores, cujas narrativas foram gravadas, transcritas, textualizadas e validadas. A reconstituição histórica da educação de Água Doce permitiu conhecer as condições educativas antes e depois da emancipação desse município, que pertenceu a Araioses até 1994. Os resultados demonstram que no período que antecede a esse marco houve prevalência da educação desenvolvida por professoras leigas ou com parca formação, que não contavam com remuneração adequada e lecionavam em casa particulares ou na paróquia, não existindo reconhecimento dos estabelecimentos educacionais; realidade modificada após a emancipação, quando houve investimento na construção e equiparação de escolas, bem como na realização de concurso público para a vinculação efetiva do corpo docente. Conclui-se que a década de 1990 foi marcante na história da educação de Água Doce por possibilitar avanços educacionais significativos.
- ItemO que os gestores escolares da rede pública entendem sobre gênero?(2017) FIALHO, Lia Machado Fiuza; NASCIMENTO, Lorena Brenda SantosA pesquisa objetiva compreender saberes e práticas pedagógicas efetivadas por gestores da rede pública de ensino sobre a temática de gênero. Questiona-se que conhecimentos e atividades são desenvolvidos por gestores escolares na orientação de ações educativas que incentivam o respeito às diferenças e diversidades na escola acerca das questões de gênero, uma vez que esse tema também é responsável pela formação educacional do aluno.
- ItemPercepções de jovens em conflito com a lei privados de liberdade: educação e socialização.(2019) FIALHO, Lia Machado Fiuza; VASCONCELOS, José GerardoThis research aimed to understand the juvenile perceptions about the meaning of the socioeducative experience of internment, a measure deprived of freedom, which proposes to be educational and socializing. With the biographical oral history methodology, seven free interviews were collected as primary sources. The results showed some characteristics about those young people’s profile (school lag, early admission to the labor market, low income, family breakdown and infraction) and they expressed five categories that problematize the experience of internment (violence, a delinquent identity, young people’s perspectives and plans, a code of ethics and a meaning to internment). The discussion, carried out through the analysis of contents, found negative perceptions regarding the socioeducation and education in the internment associated with the loss of time and the prevalence of the punitive character to the detriment of the educational one, since the coercive discipline promoted an unfriendly climate under violence and education was neglected and relegated to lower plane of importance.
- ItemProfessores em meio ao ensino remoto emergencial: repercussões do isolamento social na educação formal(2022) FIALHO, Lia Machado Fiuza; NEVES, Vanusa Nascimento SabinoO artigo trata da educação formal desenvolvida em escolas e universidades em tempos de isolamento social em decorrência da pandemia ocasionada pela covid-19. O objetivo foi compreender como o isolamento social reverberou na práxis docente para viabilizar a continuidade do ensino-aprendizagem por intermédio do ensino remoto emergencial. Desenvolveu-se um estudo de abordagem qualitativa com 146 professores da educação básica e do ensino superior, por meio de questionário on-line. Os dados foram processados no programa Iramuteq e interpretados utilizando a análise de conteúdo segundo Bardin. Emergiram cinco categorias de análise: exclusão digital dos alunos|| consequências para a saúde dos professores|| dificuldades verificadas no processo de ensino-aprendizagem|| exigências pedagógicas de enfrentamento|| e precarização do trabalho docente. Os resultados indicaram que a falta de acesso dos alunos aos equipamentos tecnológicos adequados e à internet, o aumento das demandas do trabalho docente e a inabilidade de alguns professores para ministrar as aulas on-line mediante o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação aumentam a precarização do trabalho docente, o que reverberou em prejuízo nas condições de saúde dos professores. Concluiu-se que a superação deste cenário inóspito exige medidas urgentes e efetivas, sobremodo aquelas de iniciativa do poder público, para a promoção da equalização social, com o fomento abrangente do acesso às tecnologias digitais da informação e comunicação, além do investimento em capacitação profissional voltada às novas demandas pedagógicas do ensino remoto emergencial e à valorização do magistério.
- ItemReflexões pós-pandemia em um mundo em transformação(2022) SOFIATO, Cássia Geciauskas; GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção; GOMES, Elias Evangelista; FIALHO, Lia Machado Fiuza; SETTON, Maria da Graça Jacintho