Navegando por Autor "FERRETE, Anne Alilma Silva Souza"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCenários virtuais de aprendizagem como recurso pedagógico diante da pandemia do novo coronavírus: relatos das experiências docentes(2021) SANTOS, Willian Lima; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza; ALVES, Manoel Messias SantosO distanciamento físico causado pela pandemia da COVID-19 (Novo Coronavírus), em pleno ano de 2020, tem (re)configurado o processo de ensino e aprendizagem por meio do ambiente virtual como cenário educativo nas modalidades de ensino presencial, inclusive na Educação Básica. Este estudo tem como principal objetivo descrever a utilização dos Cenários Virtuais de Aprendizagem como recurso pedagógico implementado por escolas da rede pública de ensino no município de Jeremoabo/BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com viés descritivo, caracterizada como estudo de caso. A produção de dados se deu a partir da análise dos informes publicados em redes sociais das instituições, assim como da realização de entrevista semiestruturada online, que contou com a participação de 10 (dez) professores pertencentes ao quadro efetivo de funcionários, tanto na rede municipal quanto estadual de educação, atuantes em escolas do município. Como resultado, ficou evidenciada a contribuição dos cenários virtuais na prática docente para o prosseguimento do ano letivo diante da pandemia, mesmo sem formação específica para lidar com as tecnologias digitais no ensino; além disso, a dificuldade dos professores está centrada na inclusão do aluno no espaço digital, considerando-se a escassez dos recursos e a indisponibilidade de conexão estável com a internet.
- ItemFormação docente para o uso dos aplicativos do Google for Education em sala de aula(2020) VASCONCELOS, Alana Danielly; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza; LIMA, Ivonaldo Pereira deO trabalho apresentado analisa o processo de formação docente sob a perspectiva do uso dos aplicativos da plataforma Google for Education nas práticas de ensino de uma Instituição de Ensino Superior, do município de Aracaju, SE.
- ItemO modelo de reflexão - na - ação de Donald Schön na formação inicial de professores em anais completos do colóquio internacional de educação e contemporaneidade (Educon) em Sergipe Brasil(2019) VASCONCELOS, Alana Danielly; SANTOS, Luiz Anselmo Menezes; FERRETE, Anne Alilma Silva SouzaO trabalho apresentado analisa 12 (doze) artigos sobre a formação de professores publicados nos últimos três anos no Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade (EDUCON) que, apresentassem uma ligação direta ou indireta com o modelo de reflexão- na – ação de Donald Schön (2000). O objetivo foi identificar a utilização do termo profissional reflexivo, como está sendo discutido ou se é citado o modelo de reflexão-na-ação nos trabalhos publicados nos anais do referido evento. A metodologia adotada foi a análise de conteúdo, e constatou-se que a maior parte dos trabalhos chegam a conclusão da necessidade de se rever a formação inicial docente, porém, esta formação inicial, precisa incorporar um modelo reflexivo. Grande parte das publicações aqui investigadas, abordam sobre a formação continuada, não trazendo reflexões suficiente sobre este processo de reflexão nos cursos de graduação.