Navegando por Autor "FERREIRA, Jacques de Lima"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemÉtica e integridade acadêmica na Pós-Graduação em Educação em tempos de Inteligência Artificial(2023) TEDESCO, Anderson Luiz; FERREIRA, Jacques de LimaEste artigo tem o objetivo de discutir ética e integridade acadêmica em tempos de Inteligência Artificial na Pós-Graduação em Educação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e de natureza interpretativa. A partir da pesquisa realizada, foi possível identificar que a Inteligência Artificial é uma ferramenta que possibilita o acesso às informações e contribui na sistematização de dados e/ou na compilação das publicações de pesquisas atuais, a exemplo do que ocorre com o uso do ChatGPT, bem como a necessidade de constituir um ethos da sabedoria prática (phronesis), que resulte em uma formação ética e de integridade acadêmica na Pós-Graduação em Educação.
- ItemFormação continuada online para docentes que atuam no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde(2016) FERREIRA, Jacques de Lima; BEHRENS, Marilda AparecidaEste artigo tem o objetivo de analisar um processo de formação continuada online que foi ofertado aos professores que atuam no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde (APETS), durante uma pesquisa aprovada pelo CNPq “Eureka – Ambiente Virtual favorecendo a formação continuada online dos professores que atuam com escolares em tratamento de saúde”. A problemática investigada foi a seguinte: Como a formação continuada na modalidade online pode contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores que atuam no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde e quais as repercussões dessa formação pedagógica? Numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso que envolveu 295 docentes de diversos estados brasileiros que atuam no APETS. Os dados foram coletados a partir de dois questionários (processual e diagnóstico), com perguntas abertas e fechadas que propiciaram a análise de conteúdo baseada na perspectiva de Bardin (2011), e contou com o auxílio do software Atlas Ti. Os resultados revelaram que o processo de formação online ofertado aos professores que atuam no APETS contribui para o desenvolvimento profissional docente quando os construtos trabalhados na formação continuada contemplam a relação entre educação e saúde, numa visão inovadora que garanta a conexão entre a teoria e a prática.
- ItemFormação de professores para atuar no Ensino Superior, Tecnológico e Técnico(2019) FERREIRA, Jacques de Lima; BEHRENS, Marilda Aparecida; TEIXEIRA, Alexandre MarinhoEste artigo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso que foi realizada com profissionais de diversas áreas do conhecimento, egressos que realizaram uma formação continuada, uma especialização denominada Formação de Professores, para atuar no Ensino Superior, Tecnológico e Técnico. O problema de pesquisa que orientou a investigação seguiu o seguinte questionamento: Quais são as percepções que os egressos de uma formação continuada tiveram sobre o conhecimento adquirido para o exercício da docência? A investigação realizada teve o objetivo de analisar as percepções dos egressos em relação ao conhecimento adquirido a partir de uma especialização para a formação de professores. A pesquisa envolveu 03 turmas da especialização dos seguintes anos: 2015, com 32 alunos; 2016, com 25 alunos e 2017, com 15 alunos, totalizando 72 alunos egressos investigados. Os dados foram coletados a partir de um questionário com perguntas abertas e fechadas que permitiram realizar a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011), com o auxílio do software Atlas Ti. A análise de dados permitiu identificar que o conhecimento pedagógico é essencial para poder vivenciar a docência diante da sua complexidade. Conhecimento este que permite que o professor possa estar em sala de aula para poder utilizar diferentes metodologias de ensino.