Navegando por Autor "FERREIRA, Carmen Regina Gonçalves"
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- ItemO ensino remoto e o mal-estar docente(2023) FERREIRA, Carmen Regina Gonçalves; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; MICHEL, Caroline BragaEste artigo, problematiza os impactos do ensino remoto no estado emocional de professoras alfabetizadoras iniciantes da carreira docente, durante o distanciamento social imposto para conter a disseminação da Covid-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com quatro professoras da rede pública municipal do Rio Grande do Sul. Os dados são oriundos das narrativas produzidas nos encontros de formação, que indiciam complexidades com relação às adaptações iniciais da nova modalidade de ensino, frente as demandas do trabalho remoto. Observou-se que a lógica capitalista de uma superprodução constante, invade e compromete o tempo relacionado ao descanso e lazer dessas profissionais, extrapolando sua carga horária habitual. As docentes sentem-se sobrecarregadas com tantas exigências que transgridem suas responsabilidades profissionais, levando-as à exaustão ou doenças psíquicas.
- ItemOs desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira(2022) FERREIRA, Carmen Regina Gonçalves; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros NogueiraEste artigo apresenta um estudo que acompanhou um grupo de alfabetizadoras em 2020 com o objetivo de investigar quais seriam os maiores desafios experienciados com a implementação do ensino remoto para docentes iniciantes na alfabetização. Os dados analisados originam-se de uma pesquisa qualitativa que indicia complexidades com relação às adaptações iniciais da nova modalidade de ensino, dificuldades com o estabelecimento das relações com os pais, problemas de gerenciamento do tempo acarretando sobrecarga de trabalho, até os impasses para se realizar aulas síncronas. Aspectos que reforçam a importância de se promover espaços de acolhimento e formação a esses docentes que há pouco iniciaram na alfabetização, e tão logo se depararam com o ineditismo do ensino não presencial.