Navegando por Autor "FERNANDES, Verônica Soares"
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- ItemAnálise do eixo temático gestão educacional do plano de ações articuladas no nordeste do Brasil(2012) MAGALHÃES, Sthenio José Ferraz; FERNANDES, Verônica SoaresRecorrendo a uma abordagem de cunho qualiquantitativo, este estudo teve como objetivo analisar o eixo temático da Gestão Educacional do Plano de Ações Articuladas (PAR), a fim de perceber como se configura a gestão democrática no contexto dos municípios de pequeno porte da região Nordeste do Brasil. Pautados na perspectiva da pesquisa documental, utilizamos como método para coleta de dados a análise de documentos oficiais do Governo Federal e do banco de dados do PAR dos municípios da amostra que obtiveram baixo IDEB nos anos de 2005 e 2007. Com base nos indicadores definidos a posteriori, os resultados sugerem que os dispositivos facilitadores da gestão democrática estão enfraquecidos nos municípios pesquisados. Os espaços municipais de planejamento participativo, como o Conselho Municipal de Educação e o Plano Municipal de Educação, inexistem ou estão desarticulados. Na escola, as instâncias de vivências democráticas, como o Conselho Escolar, a formulação do Projeto Pedagógico e a eleição de diretores, encontram-se inexpressivos e distantes de exprimir os anseios locais. Dessa forma, inferimos que pode haver uma relação entre a insuficiência das instâncias facilitadoras da gestão democrática e o baixo IDEB desses municípios, permitindo estabelecer uma lógica entre os elementos da gestão democrática e a qualidade da educação.
- ItemEstudo avaliativo sobre os egressos do Programa Estadual de Qualificação Profissional no Ceará, no Período de 1996 a 1998(2002) FERNANDES, Verônica Soares; NASCIMENTO, Raimundo Benedito doThis study examins the effects of the Ceará State Programme for Profissional Qualification among those who have finished the Business Management courses in the period from 1996 to 1998. The concept of effectiveness together with the reference of Scriven concerning assessment were used the meritorius aspects of the programme. Besides the dodumental and bibliogrphical research, a descriptive research as caried out based on a study case of 60 of those who finished the programme with data being collected and used from structured interviews by telephone. These were analized in the light of the descriptive statistics. The conclusions reveal that effectes of theprogramme are perceived in a different manner by those trained according to the level of their edcation and experience in the work force. In general the validity of the course in question was proved beyond doubt, as the study showed it contributed greatly to the work of those who had completed it. However, the circumstances in wich te courses were developed need to be bettered by those responsible. Specifically suggested were a better propaganda, and a better selection, taking into account the profile of participants in relation to the results eexpected of the course, a better selection process in accordance with the real demand for the course, and finally, greater p´reoccupation with the post or after course so that it does not that it does not reproduce what happens in the other courses. it is exactly these factors that make the difference in establishing public policies.