Navegando por Autor "FAVORETO, Aparecida"
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- ItemJohn Dewey: um clássico da educação para a democracia(2020) GALTER, Maria Inalva; FAVORETO, AparecidaExamina-se a concepção de democracia de John Dewey em relação à sua perspectiva de sociedade e escola em Democracia e educação. Postula-se que o autor respondia aos problemas humanos decorrentes da industrialização, urbanização, imigração, do progresso científico e tecnológico que marcaram a sociedade burguesa, em especial os Estados Unidos da América, nas décadas finais do século XIX e iniciais do século XX. Para Dewey, a escola cumpria papel importante na formação e influia no desenvolvimento de atitudes intelectuais de iniciativa, capacidade de reflexão, espírito livre e responsabilidade social. Enfim, para o autor, tais atitudes favoreceriam maior intercâmbio e comunicação que contribuíram para a promoção da democracia.
- ItemOs escritos gramscianos e suas publicações na Itália após a II Guerra Mundial: disputas entre Togliatti e a família Schucht(2022) NASCIMENTO, Lorivaldo do; FAVORETO, AparecidaEsta pesquisa aborda a temática da publicação das obras de Gramsci na Itália após a II Guerra Mundial através de uma ação político-pedagógica denominada, justamente, Operação Gramsci. Assim, em primeira instância, elucida a disputa pela herança literária de Gramsci entre Togliatti e a família russa (família Schucht), envolvendo os principais expoentes da Internacional Comunista. Após a vitória de Togliatti, e a svolta de Salerno, que estabeleceu um governo de coalizão nacional entre os diversos partidos políticos italianos, inclusive o comunista, iniciou-se o projeto político-pedagógico mencionado, no qual a publicação das obras de Gramsci servia para a formação política das classes e, consequentemente, para o crescimento do Partido Comunista na Itália. A pesquisa utiliza-se, em modo especial, da correspondência entre os familiares russos de Gramsci, os membros do PCI – Partido Comunista Italiano e da Internacional Comunista. Portanto, o estudo visa preencher uma lacuna na medida em que as obras de Gramsci são difundidas no Brasil, a partir de traduções das edições italianas, que não aprofundam o contexto sociopolítico e o projeto político-pedagógico que motivou sua publicação na Itália após a II Guerra Mundial.
- ItemPolíticas educacionais para o Ensino Médio: a inclusão educacional/exclusão social como intenção e gesto(2019) FAVORETO, Aparecida; FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago; DEITOS, Roberto AntonioThis article presents a reflection on the political meanings of projects and programs of educational reforms for Secondary Education after the end of the Military Dictatorship (1985-2017), having as problematic the discourse that quality education could favor democracy. The analysis of the study data was based on documents and data issued by the Federal Government, as well as interpreters of socio-political history, especially with regard to the reforms of Education, the Brazilian State and the movement of national and international capitalism, evidencing a gap between what was proposed by the documents and the implemented results. It is noteworthy that educational reforms adapted to technological changes and the crisis of capital, in relation to the process of social inclusion/exclusion.
- ItemPolíticas educacionais para o ensino médio: a inclusão educacional/exclusão social como intenção e gesto(2019) FAVORETO, Aparecida; FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago; DEITOS, Roberto AntonioNeste artigo apresenta-se uma reflexão sobre os significados políticos dos projetos e programas de reformas educacionais para o Ensino Médio posteriores ao fim da Ditadura Militar (1985-2017), tendo como problemática o discurso de que uma educação de qualidade poderia favorecer a democracia. A análise dos dados do estudo teve como base os documentos e dados expedidos pelo Governo Federal, bem como os intérpretes da história sócio-política, principalmente no que se refere às reformas da Educação, do Estado brasileiro e ao movimento do capitalismo nacional e internacional, evidenciando uma lacuna entre o proposto pelos documentos e os resultados implementados. Destaca-se que as reformas educacionais se adequaram às mudanças tecnológicas e à crise do capital, com relação ao processo de inclusão/exclusão social.