Navegando por Autor "DUARTE, Rita de Cássia"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCrítica ao ideário neoliberal na educação: precarização e descaracterização da escola pública paulista(2017) DERISSO, José Luis; DUARTE, Rita de CássiaO presente artigo tem como objetivo abordar o processo de precarização e descaracterização da escola pública paulista no contexto da aplicação sistemática de políticas neoliberais – no quadro de um projeto de reformas do estado e da educação brasileira desencadeadas a partir de meados da década de 1990 – e problematizá-lo à luz da concepção de educação e de escola pública da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Priorizou-se a rede oficial de ensino paulista, em nível de educação básica, por sua condição de maior sistema público de ensino do país bem como pela própria importância econômica e política do estado de São Paulo no cenário nacional. Neoliberalismo, reforma do Estado e da Educação, precarização do trabalho docente e descaracterização da educação escolar no que tange aos seus fins constituem ingredientes de uma mesma concepção de educação e de sociedade que a PHC tem todo o aporte teórico para criticar e se contrapor, justamente porque sua concepção de sociedade, de formação do indivíduo, de educação e de papel social atribuído à escola é diametralmente oposta e antagônica à do ideário neoliberal.
- ItemJogo de papéis ou jogo protagonizado na organização do ensino na educação infantil(2017) DUARTE, Rita de Cássia; DERISSO, José Luis; DUARTE, Elaine Cristina Melo; DUARTE, NewtonOs temas abordados neste artigo estão centrados nos estudos da periodização do desenvolvimento psíquico elaborada por Danill Elkonin a partir dos fundamentos teórico-metodológicos da psicologia histórico-cultural propostos por Vigotski e Leontiev. É analisado o desenvolvimento mental como parte do desenvolvimento da personalidade no contexto da educação infantil na perspectiva da pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani.