Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "DRAGONE, Maria Lucia Oliveira Suzigan"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação de um programa de formação em habilidades sociais docentes na perspectiva de professores e alunos
    (2020) FIOROT JUNIOR, José Angelo; DRAGONE, Maria Lucia Oliveira Suzigan
    O objetivo desta pesquisa, de cunho qualitativo e quantitativo, é a avaliação de um Programa de Formação em Habilidades Sociais Docentes - PFHS-D, pela perspectiva dos professores e de seus alunos do Ensino Médio. A pesquisa se justifica pela necessidade de conduzir estudos sobre formação de professores, voltados para a interação afetiva com alunos adolescentes da educação básica, carente de intervenções e desafiada continuamente pelas políticas públicas que conduzem a uma precarização do trabalho docente. Como método para avaliar o PFHS-D utilizou-se testes específicos e questionários obtendo dados com docentes e alunos, buscando sinais de melhora ou piora nas interações e nas Habilidades Sociais dos professores.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Comunicação oral e voz do professor de educação física escolar - um recurso de trabalho em risco
    (2019) PEDERSEN, Vagner José; DRAGONE, Maria Lucia Oliveira Suzigan
    Esta pesquisa busca compreender as relações entre risco vocal e interações por comunicação oral de professores de educação física com seus alunos. Os dados foram obtidos por questionários e respostas a uma escala de sintomas vocais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Processos comunicativos na surdez de acordo com relatos de jovens surdos
    (2020) BOTTEON, Lidiane Augusta Ferrari; DRAGONE, Maria Lucia Oliveira Suzigan
    Este texto tem o objetivo de descrever como jovens surdos relataram o processo de comunicação que vivenciaram no lar e na vida escolar, com mães/professoras ouvintes. Participaram deste estudo três jovens surdos, com idade entre 18 e 30 anos, narraram suas experiências comunicativas em entrevistas gravadasem vídeo, acompanhadas por intérprete de LIBRAS. Os resultados apontaram a não aceitaçãoda surdez no ambiente casa e escola explicitada,na percepção dos surdos,pela constante expectativa das mães e das professoras de que obtivessem melhoras da audição e no desenvolvimento da fala.Evidenciou-se que osdifíceisprocessos comunicativosvivenciados pelos jovens surdos interferiram no desenvolvimento escolar e nas relações no lar.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão