Navegando por Autor "DRAGONE, Maria Lucia Oliveira Suzigan"
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- ItemAvaliação de um programa de formação em habilidades sociais docentes na perspectiva de professores e alunos(2020) FIOROT JUNIOR, José Angelo; DRAGONE, Maria Lucia Oliveira SuziganO objetivo desta pesquisa, de cunho qualitativo e quantitativo, é a avaliação de um Programa de Formação em Habilidades Sociais Docentes - PFHS-D, pela perspectiva dos professores e de seus alunos do Ensino Médio. A pesquisa se justifica pela necessidade de conduzir estudos sobre formação de professores, voltados para a interação afetiva com alunos adolescentes da educação básica, carente de intervenções e desafiada continuamente pelas políticas públicas que conduzem a uma precarização do trabalho docente. Como método para avaliar o PFHS-D utilizou-se testes específicos e questionários obtendo dados com docentes e alunos, buscando sinais de melhora ou piora nas interações e nas Habilidades Sociais dos professores.
- ItemComunicação oral e voz do professor de educação física escolar - um recurso de trabalho em risco(2019) PEDERSEN, Vagner José; DRAGONE, Maria Lucia Oliveira SuziganEsta pesquisa busca compreender as relações entre risco vocal e interações por comunicação oral de professores de educação física com seus alunos. Os dados foram obtidos por questionários e respostas a uma escala de sintomas vocais.
- ItemProcessos comunicativos na surdez de acordo com relatos de jovens surdos(2020) BOTTEON, Lidiane Augusta Ferrari; DRAGONE, Maria Lucia Oliveira SuziganEste texto tem o objetivo de descrever como jovens surdos relataram o processo de comunicação que vivenciaram no lar e na vida escolar, com mães/professoras ouvintes. Participaram deste estudo três jovens surdos, com idade entre 18 e 30 anos, narraram suas experiências comunicativas em entrevistas gravadasem vídeo, acompanhadas por intérprete de LIBRAS. Os resultados apontaram a não aceitaçãoda surdez no ambiente casa e escola explicitada,na percepção dos surdos,pela constante expectativa das mães e das professoras de que obtivessem melhoras da audição e no desenvolvimento da fala.Evidenciou-se que osdifíceisprocessos comunicativosvivenciados pelos jovens surdos interferiram no desenvolvimento escolar e nas relações no lar.