Navegando por Autor "DIAS JUNIOR, Antonio Carlos"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemApresentação: Número 1/2017 e Número Especial(2017) OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado; DIAS JUNIOR, Antonio Carlos; MONTEIRO, AlexandrinaA ETD-Educação Temática Digital inicia o ano de 2017 de cara nova. Nesse número inauguramos umnovo estilo para nossas capas e um novo template.
- Item(Des)ocupar é resistir?(2017) OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado; DIAS JUNIOR, Antonio Carlos; MONTEIRO, AlexandrinaCorria o mês de agosto de 2016 quando a revista ETD-Educação Temática Digital divulgou a chamada de artigos para o dossiê (Des)ocupar é resistir? agora publicado no primeiro número de 2017: Os temas dos textos, preferencialmente, devem traçar diálogos com as Políticas Educacionais e as Mobilizações Estudantis na contemporaneidade em especial os movimentos relacionados às ocupações das escolas públicas; as construções discursivas sobre políticas educacionais relacionadas às propostas de escolas sem partido, às questões de gênero, religião e laicidade no ensino público, bem como os sentidos e potencialidades que se desdobram dos verbos ocupar e resistir quando apropriados por esses movimentos em seus processos de aprendizagem e produções de subjetividades.
- ItemIntelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica(2015) DIAS JUNIOR, Antonio CarlosThe article discusses the thematic of intellectuals and their relation with the society from privileged locusin which they actuate: the university. In the ambit of the subject matter offered by Unicamp, Especial Topics in Social Sciences Applied to Education -EL 142 (under my responsibility in the first semester of 2015) and considering the initial inquietude above mentioned, was proposed like theme to the course the reflexion about the formation of the modern universities, combined, the performance of the intellectuals in their boards. Problematize, with effect, the function or the paper those intellectuals exercises at this moment and the validity of status imputed to these individuals like privileged interpreters of reality. The dialogue with the specific bibliography suggested to the discipline, the perception of the students with regard to thematic proposed –obtained through discussions at class and by course’s evaluation, also my own reflexive auto analysis of experience occur the semester, configures the marks in which the article seats.
- ItemMultiplicidade como resistência(2019) OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado; DIAS JUNIOR, Antonio CarlosA Revista ETD-Educação Temática Digital tem o prazer de apresentar seu primeiro número de 2019. Como compromisso público com a pluralidade do pensamento educacional, apresentamos às leitoras e aos leitores quinze textos inéditos, submetidos em demanda contínua ao longo de 2018: doze artigos, um relato de experiência, uma revisão de literatura e uma resenha.