Navegando por Autor "DIAS, Alfrancio Ferreira"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCaracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira(2020) BRAZÃO, Paulo; DIAS, Alfrancio Ferreira; MENDONÇA, Alice; CARDOSO, Lívia de RezendeDesde 2003, a existência de uma linha de pesquisa em Inovação Pedagógica no Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, possibilitou a ampliação da produção científica nesta área. Após esse tempo, urge sistematizar os aspetos identitários, os elementos epistemológicos e de boas práticas reconhecidas como inovadoras para o campo da Pedagogia e da Educação.
- ItemConcepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em pedagogiapor um currículo queer(2018) RIOS, Pedro Paulo Souza; CARDOSO, Helma de Melo; DIAS, Alfrancio FerreiraThis study aims to reflect on the conception of the professors’ conceptions at the Pedagogy Course of the Federal University of Sergipe, Itabaiana Campus, on the following themes: gender, body and sexuality. To do so, we used a theoretical post-critical perspective. The individuals taking part in the research belonged to the aforementioned course, with whom we applied semi-structured interviews. The studied indicated that, over the last decades, we could notice some advances in relation to the related themes. However, those are in the field of the professors’ individual epidemiological implication, a fact that indicates the need for a change in the curricular structure; in embodies positions by the queer pedagogy, new strategies, attitudes, subversive pedagogical procedures, which demarcates the possibilities of negotiation at the University.
- Item“Nossa história de vida é construída a partir do nosso corpo”: a produção do corpo viado na docência(2020) RIOS, Pedro Paulo Souza; DIAS, Alfrancio FerreiraO artigo tem como objetivo analisar como são construídos os discursos de corpos viados em docentes gays que vivem no interior da Bahia. O estudo está ancorado na abordagem (auto)biográfica, que concebe a narrativa enquanto instrumento de produção de dados, uma vez que evidencia elementos da subjetividade do sujeito, sua trajetória de formação e experiências de vida.
- ItemNotas sobre o processo de inclusão/ exclusão de uma professora transexual(2016) DIAS, Alfrancio Ferreira; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de; OLIVEIRA, Danilo Araujo deO propósito deste texto, influenciado pelas perspectivas pós-estruturalista e pós-crítica, é refletir sobre o processo formativo e a atuação profissional de uma professora transexual, a partir das políticas e práticas de regulação e subjetivação corporal e de gênero presentes no campo da educação. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, através da realização de entrevista narrativa, em que Lohanna expõe suas experiências de violências e sofrimentos, conquistas e lutas como estudante e professora. Suas narrativas indicam que as desestabilizações que pessoas transexuais provocam, ainda com grandes danos para elas, contêm possibilidades de desconstrução e desaprendizagem das regulações de gênero; e propõem o imperativo ético das instituições educativas transformarem suas práticas violentas e excludentes.
- ItemOs estudos de Gênero na Revista Tempos e Espaços em Educação: uma Revisão Sistematizada(2020) SILVA, Ivanderson Pereira da; DIAS, Alfrancio Ferreira; RIOS, Pedro Paulo SouzaIn this article we carried out a systematic review of the specific literature on gender, published in Tempos e Espaços em Educação Journal from 2014 to 2019. The emphasis was on the methodological process that produced the different results found in the studies, based on the methodology of systematic review. Based on the selection of variables and inclusion / exclusion criteria, it was found that the specific gender literature published in REVTEE suggests a significant expansion in the scientific production of gender studies, contributing to the destabilization of norms, classifications and hierarchies in the field. of education.
- ItemSaberes trans em universidades nordestinas(2020) CARDOSO, Helma de Melo; DIAS, Alfrancio FerreiraO objetivo desse artigo é analisar como a presença de professoras trans* nas universidades gera questionamentos e desestabilizações às normas de gênero, desencadeando negociações no que se refere às discussões e vivências de gênero e sexualidades no currículo do ensino superior.