Navegando por Autor "DERISSO, José Luis"
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- ItemCrítica ao ideário neoliberal na educação: precarização e descaracterização da escola pública paulista(2017) DERISSO, José Luis; DUARTE, Rita de CássiaO presente artigo tem como objetivo abordar o processo de precarização e descaracterização da escola pública paulista no contexto da aplicação sistemática de políticas neoliberais – no quadro de um projeto de reformas do estado e da educação brasileira desencadeadas a partir de meados da década de 1990 – e problematizá-lo à luz da concepção de educação e de escola pública da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Priorizou-se a rede oficial de ensino paulista, em nível de educação básica, por sua condição de maior sistema público de ensino do país bem como pela própria importância econômica e política do estado de São Paulo no cenário nacional. Neoliberalismo, reforma do Estado e da Educação, precarização do trabalho docente e descaracterização da educação escolar no que tange aos seus fins constituem ingredientes de uma mesma concepção de educação e de sociedade que a PHC tem todo o aporte teórico para criticar e se contrapor, justamente porque sua concepção de sociedade, de formação do indivíduo, de educação e de papel social atribuído à escola é diametralmente oposta e antagônica à do ideário neoliberal.
- ItemJogo de papéis ou jogo protagonizado na organização do ensino na educação infantil(2017) DUARTE, Rita de Cássia; DERISSO, José Luis; DUARTE, Elaine Cristina Melo; DUARTE, NewtonOs temas abordados neste artigo estão centrados nos estudos da periodização do desenvolvimento psíquico elaborada por Danill Elkonin a partir dos fundamentos teórico-metodológicos da psicologia histórico-cultural propostos por Vigotski e Leontiev. É analisado o desenvolvimento mental como parte do desenvolvimento da personalidade no contexto da educação infantil na perspectiva da pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani.
- ItemO ensino religioso nas leis de diretrizes e bases da educação nacional e os embates entre religiosos e laicos no Brasil(2020) BUCHOLZ, Luize Gomes; DERISSO, José LuisTomando como objeto o ensino religioso nas escolas públicas, o artigo busca fazer apontamentos nas leis de diretrizes e bases da educação nacional, desde a Lei nº 4024 até Lei nº 9394, respectivamente de 1961 e 1996, levando em consideração que a última foi alterada em 1997 pela Lei nº 9475, bem como os embates entre religiosos e laicos que compuseram o cenário de elaboração destas leis.
- ItemO pensamento católico no contexto dos embates políticos da década de 1930 no Brasil(2017) SOUZA, Aline Christine de; DERISSO, José LuisA produção deste artigo decorre de estudos realizados no âmbito de uma pesquisa de iniciação científica cujo objeto é o pensamento católico no Brasil no contexto dos embates com os chamados “Pioneiros da Educação Nova”, que antecederam a elaboração da Constituição de 1934. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que priorizou o estudo, por um lado, dos fundamentos do pensamento católico em documentos eclesiásticos e, por outro, de sua manifestação no Brasil por meio da revista A Ordem, sua principal expressão pública.