Navegando por Autor "DARSIE, Camilo"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA produção da mulher ideal no filme Ela: Questões sobre gênero e performatividade no cinema(2018) DARSIE, Camilo; HILLESHEIM, Betina; WEBER, Douglas Luís; ROSA, Rita de Cássia Quadros daThe objective of this study is to problematize the discourses about the profile of the “ideal woman” in the film Her. In the text, the production and reproduction of discourses related to the “ideal woman” profile is problematized, taking as theoretical presuppositions the studies of gender in the poststructuralist perspective and their resonances in the field of Education. For the problematization of the discourses regarding the ideal woman, the Foucaultian tools of discursive analysis were used. It is noteworthy that although the film shows us promises related to the use of technology, as a way to get around solitude is in the meaning of a caring and understanding woman's posture that the plot educates about the “best”way to be a woman. The relevance of the theme focuses on the need to discuss the fixed, inferior and exclusive characteristics that outline ideal femininity, especially in a social and political context in which these discussions run the risk of being silenced.
- ItemApresentação: apesar dos desafios, 2021 é um ano de celebração(2021) MORETTI, Cheron Zanini; DARSIE, Camiloconvidamos a que todos/as leiam o editorial escrito pelo organizador e pela organizadora, além, obviamente, aos artigos publicados nesse número tão especial. O leitor e a leitora podem, ainda, apreciar a entrevista que ambos realizaram com Danilo R. Streck, atualmente, pesquisador da Universidade de Caxias do Sul (UCS) reconhecido pelo diálogo aberto, curioso e generoso com/sobre a obra de Paulo Freire. E, além disso, apresenta-se uma “resenha autobiográfica”, se é que essa modalidade de escrita existe (!), de Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido (FREIRE, 1992) escrita a partir das memórias e dos encontros da pesquisadora Nize Maria Campos Pellanda da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), com Paulo Freire no Rio Grande do Sul.
- ItemApresentação: desafios para 2021 na Educação(2021) MORETTI, Cheron Zanini; DARSIE, CamiloCertamente, não fizemos uso de muita criatividade ao escolhermos como título para esta apresentação a expressão “desafios para 2021”. Prever e salientar que novas etapas envolvem desafios, especialmente em novos anos, são ações comuns para muitos de nós, mesmo em situações corriqueiras. Vejamos, por exemplo, as famosas “promessas de ano novo” que nos motivam a vislumbrar mudanças (desejadas!) e, após a transição de Dezembro para Janeiro, conforme já se imaginava, tornam-se grandes “desafios”, mesmo sendo, em alguns casos, bastante singelas. Também podemos dizer que os percalços da vida relativizam o tempo fazendo emergir disputas que carecem ser vencidas ou revistas em períodos menores, como as dietas que são iniciadas a cada segunda-feira e que, nos domingos seguintes, geralmente, precisam ser reativadas “a partir de amanhã”. Ainda, não esqueçamos dos desafios bastante curtos, que parecem fazer de pequenos espaços de tempo, verdadeiras eternidades. Um bom modo de explicar tal argumento talvez seja a proposta de ficar sem olhar para o telefone por, ao menos, 60 minutos (quem consegue?).
- ItemApresentação: Universalidade e localidade na Educação - experiências, desafios e dilemas(2021) DARSIE, Camilo; MORETTI, Cheron Zaniniconvidamos todos e todas a que percorram os 12 artigos resultantes de criteriosas investigações, na área da educação, realizadas por cientistas de diferentes universidades e instituições de ensino superior. Esse trabalho de organização foi realizado por Éder da Silva Silveira (Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC), Jaqueline Moll (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS/Universidade do Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI) e Sergio Martinic (Universidad de Aysén, Chile), contribuindo significativamente para a compreensão da Educação Integral e do Ensino Médio no tempo presente. Aos colegas e à colega, agradecemos a proposição temática que, na trajetória das edições da Reflexão e Ação, apresentavauma lacuna importante.