Navegando por Autor "DAL RI, Neusa Maria"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA precarização do trabalho docente no estado de São Paulo: vinte anos de reformas(2016) PIOVEZAN, Patricia Regina; DAL RI, Neusa MariaThis paper aims to investigate the implications of educational reform, in the last twenty years to the career of teaching category of São Paulo. We assume that the new educational policies implemented by the Education Department of the State of São Paulo, after approval of the Law of Directives and Bases ofNational Education nº. 9.394/96, accelerated and expanded the precarious process of the work of São Paulo professors in ongoing since the 1970. This study was conducted through bibliographical and documentary research, with analysis of key legislation related to the theme. The main categories used in the survey were the intensification of teachers' work, flexibility in the ways of hiring and wage squeeze. During the research we locate and analyze various laws that allow for intensification and flexible forms of employment of teachers as well as the wage squeeze caused by low wages and encouraging the expansion of policies that encourage the employment of teachers through bonus.We conclude that a series of educational reforms developed by the São Paulo federal and state government accelerated the casualization process of teaching the last two decades.
- ItemAutogestão, formação e educação continuada nos Bachilleratos populares argentinos(2023) GOMES, Mike Ceriani de Oliveira; DAL RI, Neusa MariaNesta pesquisa objetivou-se analisar a autogestão, a formação e a educação continuada em escolas públicas e autônomas argentinas denominadas bachilleratos populares. Os bachilleratos populares referenciados na análise são geridos por militantes do Movimento Evita e atendem jovens e adultos da camada pobre da população argentina. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa foram as pesquisas bibliográfica, documental e empírica. Os principais resultados da pesquisa indicam um processo de amadurecimento dos mecanismos de autogestão instalados nos bachilleratos populares. As principais contradições vivenciadas pelos bachilleratos populares estão ligadas ao conflito desencadeado entre a luta pela obtenção de financiamento estatal e certificados oficiais para a conclusão do ensino secundário e a manutenção da formação política almejada pelo Movimento.
- ItemImpactos da pandemia de COVID-10 em um curso integrado ao Ensino Médio(2021) SANTOS, Silvana de Fátima dos; DAL RI, Neusa MariaEste artigo teve por objetivo analisar a reorganização do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, de tempo integral, do Instituto Federal de Rondônia, Campus Ariquemes, diante da pandemia de Covid-19 e seus impactos na permanência dos estudantes de 1º Ano. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. O levantamento e a análise foram realizados no 1º semestre de 2021, com suporte em documentos institucionais e relatórios de resultados do processo e finais do ano letivo de 2020. Conclui-se que o uso de artefatos tecnológicos com acesso à internet, para garantir a continuidade do Curso, representou uma alternativa excludente para os estudantes desprovidos de condições materiais para a realização das atividades remotas.