Navegando por Autor "CUNHA, Maíra Darido da"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCaminhos para TIC em sala de aula sob a perspectiva dos professores(2016) CUNHA, Maíra Darido da; BIZELLI, José LuísAs novas tecnologias da informação e da comunicação – TIC - ditam um novo cenário para sala de aula. Muitas são as expectativas de aprendizagem por meio desta nova ferramenta. Para tanto, é preciso pensar na mudança de paradigmas sob a ótica do professor, agente fundamental no processo de aprendizagem dentro da escola. A seguinte pesquisa buscou identificar os limites e as possibilidades do uso das TICs em sala de aula, elencando as principais mudanças necessárias para efetivação dentro deste processo. Foram ouvidos 150 professores e 7 diretores, distribuídos em 10 escolas estaduais do município de Piracicaba – SP. Diante dos resultados da pesquisa, tornou-se fundamental repensar práticas escolares, entender TIC como meio a mais de fomentar discussão crítica entre professores a fim de traçar caminhos que orientem prática docente criativa e reflexiva, em que TIC poderiam ser compreendidas como espaço de possibilidade de criação, individual ou colaborativa e não apenas utilizada como forma de chamar a atenção de alunos ou de sensibilizá-los aos conteúdos propostos na aula.
- ItemMobilidade pendular na Região Metropolitana da Baixada Santista: uma análise comparativa dos dados censitários de 2000 e 2010(2018) CUNHA, Maíra Darido da; BARBOSA, João Roberto Monteiro da SilvaO presente trabalho propõe apresentar uma análise comparativa dos movimentos pendulares entre os municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, com base nos dados censitários dos anos de 2000 e 2010. Pretende-se, a partir dessas informações, apresentar a população que diariamente se desloca entre as cidades que compõem a região e identificar as taxas de saída e entrada nos referidos municípios.
- ItemO mercado de trabalho formal em Bertioga sob a perspectiva de gênero(2019) CUNHA, Maíra Darido da; RODRIGUES, Guilherme dos Santos DiasO presente artigo faz uma análise acerca do mercado de trabalho formal no município de Bertioga – SP, relacionando as questões entre crescimento populacional, trabalho e gênero, com o recorte oferecido, ano a ano, desde a emancipação do município.
- ItemO papel do professor no acolhimento escolar em casos de violência doméstica com os alunos(2020) SANTOS, Rosangela Araújo dos; SCHIMIDT, Cristina; CUNHA, Maíra Darido daA escola e o professor têm papel fundamental no acolhimento de alunos que passam por situações de violação a integridade de sua vida, em casos de agressões e abusos que possam ocorrer.Pesquisas revelam que a maior incidência de violência contra crianças e adolescentes geralmente acontece no ambiente familiar, acreditando ser uma forma de educar ou reproduzindo práticas sociais distorcidas. Por isso, os objetivos deste artigo são compreender o papel da escola e do professor no acolhimento da criança que sofre violação; levantar os índices de violência no município de Bertioga-SP; e, verificar se os professores percebem alteração no processo de ensino e aprendizagem dessa criança. O artigo foi realizado com levantamento bibliográfico e documental, e pesquisa de campo com professores de escolas de ensino fundamental I da região periférica e central da cidade, com o CREAS, e com o Conselho Tutelar de Bertioga –SP. Os dados coletados trouxeram elementos demonstrando que os professores entendem essa violência doméstica, constatando que essa situação interfere no desempenho escolar e, por isso, veem a escola como um dos locais fundamentais para o acolhimento da vítima, porém, nem todos têm o domínio dos procedimentos legais que amparam as crianças que sofrem violência.
- ItemO pensamento ibero-americano: caminho para a internacionalização(2020) VARGAS, Thaís Conte; CUNHA, Maíra Darido daA análise que aqui se apresenta busca recuperar a trajetória recente de um grupo de pesquisadores que têm se dedicado ao estudo sistemático da Educação ibero-americana.
- ItemVozes docentes na perspectiva da afetividade na educação infantil(2020) CUNHA, Maíra Darido da; AMANCIO, Thais; BACCELLI, MarcelaO desenvolvimento da criança na educação infantil perpassa por diversos aspectos inerentes ao contexto escolar. Considera-se, principalmente, a questão da afetividade como elemento central no processo de aprendizagem. Dessa forma, a seguinte pesquisa buscou dar voz aos docentes acerca da importância da afetividade no desenvolvimento da criança, mais especificamente, na educação infantil do município de Bertioga - SP. Para tanto, a pesquisa foi estruturada a partir de levantamento bibliográfico de acordo com os pressupostos teóricos de Wallon e Piaget, que retratam sobre a importância das interações no desenvolvimento humano, salientando também a respeito da relação entre a afetividade e a aprendizagem das crianças.