Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CUNHA, Maíra Darido da"

Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Caminhos para TIC em sala de aula sob a perspectiva dos professores
    (2016) CUNHA, Maíra Darido da; BIZELLI, José Luís
    As novas tecnologias da informação e da comunicação – TIC - ditam um novo cenário para sala de aula. Muitas são as expectativas de aprendizagem por meio desta nova ferramenta. Para tanto, é preciso pensar na mudança de paradigmas sob a ótica do professor, agente fundamental no processo de aprendizagem dentro da escola. A seguinte pesquisa buscou identificar os limites e as possibilidades do uso das TICs em sala de aula, elencando as principais mudanças necessárias para efetivação dentro deste processo. Foram ouvidos 150 professores e 7 diretores, distribuídos em 10 escolas estaduais do município de Piracicaba – SP. Diante dos resultados da pesquisa, tornou-se fundamental repensar práticas escolares, entender TIC como meio a mais de fomentar discussão crítica entre professores a fim de traçar caminhos que orientem prática docente criativa e reflexiva, em que TIC poderiam ser compreendidas como espaço de possibilidade de criação, individual ou colaborativa e não apenas utilizada como forma de chamar a atenção de alunos ou de sensibilizá-los aos conteúdos propostos na aula.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Mobilidade pendular na Região Metropolitana da Baixada Santista: uma análise comparativa dos dados censitários de 2000 e 2010
    (2018) CUNHA, Maíra Darido da; BARBOSA, João Roberto Monteiro da Silva
    O presente trabalho propõe apresentar uma análise comparativa dos movimentos pendulares entre os municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, com base nos dados censitários dos anos de 2000 e 2010. Pretende-se, a partir dessas informações, apresentar a população que diariamente se desloca entre as cidades que compõem a região e identificar as taxas de saída e entrada nos referidos municípios.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O mercado de trabalho formal em Bertioga sob a perspectiva de gênero
    (2019) CUNHA, Maíra Darido da; RODRIGUES, Guilherme dos Santos Dias
    O presente artigo faz uma análise acerca do mercado de trabalho formal no município de Bertioga – SP, relacionando as questões entre crescimento populacional, trabalho e gênero, com o recorte oferecido, ano a ano, desde a emancipação do município.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O papel do professor no acolhimento escolar em casos de violência doméstica com os alunos
    (2020) SANTOS, Rosangela Araújo dos; SCHIMIDT, Cristina; CUNHA, Maíra Darido da
    A escola e o professor têm papel fundamental no acolhimento de alunos que passam por situações de violação a integridade de sua vida, em casos de agressões e abusos que possam ocorrer.Pesquisas revelam que a maior incidência de violência contra crianças e adolescentes geralmente acontece no ambiente familiar, acreditando ser uma forma de educar ou reproduzindo práticas sociais distorcidas. Por isso, os objetivos deste artigo são compreender o papel da escola e do professor no acolhimento da criança que sofre violação; levantar os índices de violência no município de Bertioga-SP; e, verificar se os professores percebem alteração no processo de ensino e aprendizagem dessa criança. O artigo foi realizado com levantamento bibliográfico e documental, e pesquisa de campo com professores de escolas de ensino fundamental I da região periférica e central da cidade, com o CREAS, e com o Conselho Tutelar de Bertioga –SP. Os dados coletados trouxeram elementos demonstrando que os professores entendem essa violência doméstica, constatando que essa situação interfere no desempenho escolar e, por isso, veem a escola como um dos locais fundamentais para o acolhimento da vítima, porém, nem todos têm o domínio dos procedimentos legais que amparam as crianças que sofrem violência.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O pensamento ibero-americano: caminho para a internacionalização
    (2020) VARGAS, Thaís Conte; CUNHA, Maíra Darido da
    A análise que aqui se apresenta busca recuperar a trajetória recente de um grupo de pesquisadores que têm se dedicado ao estudo sistemático da Educação ibero-americana.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Vozes docentes na perspectiva da afetividade na educação infantil
    (2020) CUNHA, Maíra Darido da; AMANCIO, Thais; BACCELLI, Marcela
    O desenvolvimento da criança na educação infantil perpassa por diversos aspectos inerentes ao contexto escolar. Considera-se, principalmente, a questão da afetividade como elemento central no processo de aprendizagem. Dessa forma, a seguinte pesquisa buscou dar voz aos docentes acerca da importância da afetividade no desenvolvimento da criança, mais especificamente, na educação infantil do município de Bertioga - SP. Para tanto, a pesquisa foi estruturada a partir de levantamento bibliográfico de acordo com os pressupostos teóricos de Wallon e Piaget, que retratam sobre a importância das interações no desenvolvimento humano, salientando também a respeito da relação entre a afetividade e a aprendizagem das crianças.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão