Navegando por Autor "COSTA, Vanderlei Balbino da"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA implementação da lei de cotas 13.409/2016 para as pessoas com deficiência na universidade(2020) COSTA, Vanderlei Balbino da; NAVES, Renata MagalhãesO estudo resultou da investigação dos alunos com deficiência em 2019 que fizeram opção de matrícula pelas cotas via SISU.
- ItemEducação especial e inclusão: diálogos sobre pesquisa, políticas e práticas(2020) ROCHA, Leonor Paniago; REIS, Marlene Barbosa de Freitas; COSTA, Vanderlei Balbino daO dossiê Educação especial e inclusão: diálogos sobre pesquisa, políticas e práticas, apresenta resultados de pesquisa e ensaios teóricos acerca das temáticas: pesquisa narrativa em educação especial; inclusão escolar de pessoas com deficiência; dificuldades de aprendizagens específicas; práticas educativas inclusivas; formação continuada do professor para a identificação de superdotação; inclusão e diferença; medicalização e escala de avaliação de pessoas com deficiência intelectual; aplicabilidade das políticas públicas educacionais inclusivas; contribuições dos casos de ensino na educação inclusiva.
- ItemNarrativas de sujeitos com deficiência e isolamento social em tempos de pandemia(2020) COSTA, Vanderlei Balbino da; BATISTA, Claudenilson Pereira; TAVARES, Euler Rui BarbosaA história no século XXI vem passando pelas mais diversas transformações sociais, culturais e religiosas, principalmente, no que concerne o comportamento humano. A presente reflexão elucida narrativas de Pessoas com Deficiência em tempos de pandemia e isolamento social causado por um fenômeno mundial caracterizado como Corona Vírus.
- ItemProcessos de produção de identidades profissionais: narrativas de trajetórias de docentes com deficiência no ensino superior(2020) COSTA, Vanderlei Balbino da; GARCIA, AlexandraA pesquisa resulta da investigação realizada no estágio pós-doutoral na UERJ, no ano de 2020. A questão foi: Como os docentes com deficiência vem (re)construindo suas identidades no ensino superior? Objetivos: Compreender como os docentes com deficiência vem produzindo sua identidade profissional no ensino superior; Analisar se os programas de formação inicial e permanente tem contribuído para que os docentes com deficiência possam produzir suas identidades; Avaliar as razões políticas, pelas quais, os docentes com deficiência encontram dificuldades para produzir suas identidades na universidade.