Navegando por Autor "COSTA, Suenya do Nascimento"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCarneiro da Cunha: análise da atuação política na província da Parahyba do norte (1874-1876)(2017) COSTA, Suenya do Nascimento; COSTA, Jean Carlo de CarvalhoEste artigo pretende apresentar temas sobre instrução e progresso para a província da Parahyba do Norte presentes na atuação política de Silvino Elvídio Carneiro da Cunha, assim como conhecer sua trajetória intelectual e as ideias propostas por esse sujeito diante do momento histórico em contexto local. O recorte delimitado é de 1874-1876, período em que Carneiro da Cunha ocupa o lugar de presidente da Província da Parahyba do Norte e mostrava preocupações em torno das reformas necessárias para inserção província na modernidade. Este intelectual abordou vários assuntos que perpassaram sua agenda política. Apontaremos aqui temas referentes à instrução pública, Escola de Educandos Artífices, Escola Normal, escolas noturnas e métodos de ensino, além de construção estradas de ferro e a revolta de quebra-quilos que ocorreu na província paraibana. Todas estas questões foram encontradas em seus relatórios presidenciais, os quais nos serviram de fontes para este texto.
- ItemEducação e trabalho nas prisões da paraíba do século XIX(2021) COSTA, Suenya do Nascimento; COSTA, Jean Carlo de CarvalhoEste artigo tem por objetivo abordar uma experiência de aulas primárias nas cadeias da Paraíba do século XIX. Criou-se, neste processo, uma cultura escolar específica marcada pela conexão entre a escolarização, trabalho e disciplina carcerária. Os métodos de análise utilizados, documental e bibliográfico, nos apresentam alguns aspectos da composição da cultura escolar prisional. Por exemplo, as normas e controle exercidos aos alunos/presos e professores, a aplicação de punições e os métodos de ensino. Assim, é possível concluir que as aulas ofereciam limitações curriculares, restringido às noções elementares de leitura, escrita e aritmética básica, buscando ofertar apenas uma instrução prática e elementar para o trabalho com algumas oficinas com intuito de formação dos sujeitos que realizassem uma ocupação considerada útil, mantendo, assim, o controle social e o status quo da sociedade da época.