Navegando por Autor "COSTA, Lidinei Santos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemConcepções sobre o “Bom Professor” e sua prática: o que dizem os discentes de um curso técnico do IFNMG?(2023) COSTA, Lidinei Santos; ROCHA, Ana Paula Quintino; LIMA, Inácio de Loyola Ruas; NASCIMENTO, Jussara CruzA sociedade está em constante transformação e a educaçãoé, por consequência,influenciada por tais mudanças,que se refletemna formação docente, nos discentese nasformasde aprender e de ensinar. Nesse sentido, o presente estudo buscouidentificar as características de um bom professor na concepção dosestudantesde um curso técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG).Elegeu-se a pesquisa qualitativa, exploratória, utilizando-se o levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo como procedimentos técnicos. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de questionárioe a análise qualitativa das respostas foi feita por meio do método do Discurso do Sujeito Coletivo. O resultado revelou que as relações afetivas eo domínio científico são os aspectos mais valorizados pelos estudantes.
- ItemDados educacionais com foco na evasão escolar: diagnóstico e desafios para o IFNMG - Campus Avançado Porteirinha(2021) SILVA, Wilney Fernando; COSTA, Lidinei Santos; ANJOS, Dieny Eduarda SantosO presente trabalho objetiva fazer um diagnóstico acerca da evasão escolar no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Avançado Porteirinha, apontando os principais motivos do fenômeno. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário, aplicado aos discentes que ingressaram na instituição no ano de 2018 e evadiram-se. Foram identificadas as seguintes causas: incompatibilidade entre horário de trabalho e estudos, dificuldade de deslocamento, baixa renda familiar, didática e desconhecimento da profissão e do curso. Conclui-se que tais fatores possuem abrangência interna e extraescolar, demandando o esforço para que a escola compreenda a conjuntura em que os discentes estão inseridos e busque realizar ações preventivas para minimizar tais causas.
- ItemO uso de metodologias ativas no ensino remoto emergencial: uma proposta de gamificação na Educação Profissional e Tecnológica(2022) WETTERICH, Caio Bruno; COSTA, Lidinei SantosAs metodologias ativas estão em voga e refletem uma demanda da educação por um ensino que envolva o discente e o torne ativo no processo de aprendizagem. A partir desses pressupostos, este estudo objetiva analisar a influência da gamificação no engajamento e na motivação dos discentes em relação à disciplina Eletrônica Digital, do curso Técnico em Eletroeletrônica do IFNMG-CampusAvançado Porteirinha. A pesquisa classificou-se como qualitativa, utilizando a entrevista estruturada como instrumento de coleta de dados, a qual foi analisada por meio da análise de conteúdo. Foi desenvolvida durante a pandemia da covid-19, em 2020, quando se suspenderam as aulas presenciais, as quais passaram a ser mediadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. A partir do conteúdo da disciplina Eletrônica Digital, foram desenvolvidas atividades gamificadas com os alunos, obtendo-se os seguintes resultados: destaque para o dinamismo da metodologia; maior motivação para participarem das aulas da disciplina; maior facilidade na aprendizagem dos conteúdos complexos e maior interação entre os discentes e desses com os docentes. Tais resultados apontam a importância da diversificação das metodologias de ensino, principalmente, considerando o contexto pandêmico e as dificuldades do ensino remoto. Observou-se impacto positivo na motivação e engajamento dos discentes, servindo de parâmetro e reflexão para transformar o ensino tradicional em momentos de interação e aprendizagem ativa.