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Navegando por Autor "CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira"

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    Educação pública primária paranaense em discursos governamentais (1961-1971)
    (2022) CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira; FARIA, Thais Bento
    O artigo analisa os discursos das mensagens de dois governadores do Paraná, Ney Braga (1961-1965) e Paulo Pimentel (1966-1971), em especial sobre a educação pública primária entre os anos de 1961 e 1971. A metodologia de trabalho se pauta em pesquisas bibliográficas e documental. Além disso, toma como referência Foucault (2008, 2014). Com base nesse autor, a análise é feita a partir de algumas unidades de discurso, dentre outras, as quais são proferidas pelos dois governantes de modo relacional com outras unidades. Os dois grupos de mensagens de governo, pronunciadas na assembleia, em diferentes enunciados, contêm ditos sobre realizações e o que estava previsto realizar, e não ditos. A investigação indaga: que discursos estão presentes em mensagens de governo sobre a educação pública primária no contexto do desenvolvimentismo paranaense entre 1961 e 1971? Os dados da análise apontam para ditos de efeito de sentido, principalmente por se tratar de discursos políticos e compromissos assumidos publicamente, explícitas relações de poder e saber. Entre os não ditos, destacam-se a ausência e a falta de reconhecimento das realizações de governos anteriores. Embora a educação estivesse discursivamente no conjunto das mensagens como essencial para o desenvolvimento econômico (ora para o desenvolvimento industrial, ora para o desenvolvimento integrado), de fato não ocupa papel central no discurso político.
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    Estado da arte de pesquisas junto a matemática financeira e a educação financeira entre 2010 a 2017
    (2021) PIRES, Liceia Alves; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira
    O trabalho apresenta o estado da arte, sobre pesquisas que estão relacionadas à educação financeira e a Matemática Financeira no ambiente escolar entre os anos de 2010 a 2017. Pesquisou-se sobre o que foi publicado desde a educação básica até a educação superior, buscando estudos relacionados à História da Matemática Financeira como disciplina escolar nos cursos de Licenciatura em Matemática. A investigação foi dividida em três momentos: no primeiro, foram realizadas pesquisas junto ao site da CAPES e do CNPq; em um segundo momento, pesquisou-se na web de um modo geral; e o terceiro, buscou-se livros que tratassem da matemática financeira, que não trouxessem apenas os conteúdos a serem trabalhados na educação básica ou superior, mas que tivessem outros elementos, como a história da matemática financeira ou como trabalhar a Matemática Financeira nos cursos de Licenciatura. Ao todo foram levantados sessenta e seis trabalhos compostos de artigos, monografias, dissertações, teses e capítulos de livros que abordam a matemática financeira e a educação financeira no âmbito escolar. Em todos os trabalhos pesquisados nenhum trata a história da Matemática Financeira como disciplina escolar, seja na educação básica ou na educação superior.
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    Implantação da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros na UFPR (1968-1975)
    (2019) BERTOTTI, Rudimar Gomes; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira
    Neste artigo, tratamos da implantação da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros (EPB) na Universidade Federal do Paraná (UFPR) durante a ditadura civil-militar. O objetivo deste trabalho é analisar como ocorreu sua implantação no âmbito da reforma universitária na UFPR. As fontes mobilizadas para a produção desta pesquisa foram analisadas a partir dos pressupostos teóricos da História Cultural e se concentraram em: leis, decretos, pareceres, atas e portarias publicadas pelo governo e pela UFPR durante a ditadura civil-militar. Os dados apresentados neste trabalho resultam de pesquisa desenvolvida durante o mestrado, a qual permitiu compreender a implantação da disciplina de EPB na UFPR.

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ISSN 1518-6385

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